Blog Shen

Da essência à integralidade !

Interrogatório em MTC - Ouvir e Ver

Por Susilaine Moraes Aquino

Diagnóstico por meio do interrogatório: Ouvido e Zumbidos, Vista e Vertigens

O ouvido: A função do ouvido está ligada ao órgão Rim. A surdez pode ser classificada em dois tipos principais: plenitude e vazio. A surdez por plenitude é aguda e geralmente causada por um frio perverso que bloqueia a energia de Shao Yang. Além disso, pode ocorrer em doenças epidêmicas do calor ou quando o paciente é rapidamente atacado pelo vento-calor. Se a surdez estiver acompanhada de obstrução nasal e sensação de cabeça pesada, é mais fácil de tratar. Já a surdez por vazio tem um aparecimento lento e é devida à deficiência de Qi ou à grande perda de Jing. Essa forma de surdez é mais grave e difícil de tratar.

Zumbido: O zumbido pode ser classificado em dois tipos: plenitude e vazio. O zumbido por plenitude tem aparecimento repentino e, às vezes, é acompanhado por desconforto no peito e náuseas. Já o zumbido por vazio é acompanhado por dor de intensidade média e, às vezes, por palpitações cardíacas. Pressionar a orelha pode aliviar esse tipo de zumbido.

A vista: A visão está relacionada ao órgão Fígado. Algumas manifestações clínicas específicas incluem:

  • Dores oculares lancinantes, cefaleias e vertigens indicam ataque ao órgão Coração causado por calor perverso.
  • Olhos vermelhos e doloridos com fotofobia podem ser causados por vento-calor ou, se houver lacrimejamento, por calor umidade.
  • A diminuição da acuidade visual pode ser causada por estresse emocional, doença crônica ou idade avançada.
  • A hemeralopia, caracterizada por diminuição ou perda da visão em condições de boa iluminação, é causada por estado de vazio no órgão Fígado.

As vertigens: As vertigens podem assumir a forma de vazio ou plenitude, sendo os casos de vazio mais frequentes:

  • Vertigens por vazio podem ser de duas espécies: a) Causadas pela diminuição do Yin do órgão Fígado e dos Rins, apresentando sinais como ofuscação da vista, apatia, cansaço entre os lombos e joelhos, e zumbidos nos ouvidos. b) Devidas à insuficiência do Qi e do sangue no órgão Coração e Baço, com sinais acompanhantes como palpitações, insônia, astenia, falta de apetite, rosto lívido e lábios pálidos.
  • Vertigens por plenitude podem ocorrer de duas maneiras: a) Causadas pelo vento do órgão Fígado que perturba o alto, com sinais associados de agitação, irritabilidade, insônia, sonhos excessivos e boca amarga. b) Causadas pelo acúmulo de humores impuros que obstruem o interior e atrapalham a circulação do Qi, apresentando sinais como cabeça pesada, excesso de mucosidade, opressão no peito e náuseas.

Essa análise clara e objetiva dos sintomas e tipos de diagnóstico relacionados ao ouvido, zumbidos, vista e vertigens, permite abordagem profissional no tratamento adequado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AUTEROCHE, B e NAVAILH, P. O diagnóstico na Medicina Chinesa. São Paulo: Andrei, 1992.

BING, Wang. Princípios de medicina interna do Imperador Amarelo. Tradução: José Ricardo Amaral de Souza Cruz. São Paulo: Ícone, 2001.

ETOSP. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Acupuntura. São Paulo: ETOSP, 2009, vol.1.

HICKS, Angela; HICKS, John; MOLE, Peter. Acupuntura Constitucional dos Cinco Elementos. Tradução: Maria Inês Garbino Rodrigues. São Paulo: Roca, 2007.

HOLMES, David S. Psicologia dos transtornos mentais. Tradução: Sandra Costa.

2.ed. Porto Alegre: Artmed, 1997.

KWANG, Wo Tou. Mapa dos 5 elementos. Ribeirão Preto: Center TAO, s.d.

LEE, Eu Won. Acupuntura constitucional universal. São Paulo: Ícone, 2002.

MACIOCIA, Giovanni. A prática da medicina chinesa: tratamento das doenças com acupuntura e ervas chinesas. Tradução: Ednéa Iara de Souza Martins. 2.ed. São Paulo: Roca, 2010.

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *