Blog Shen

Da essência à integralidade !

Acupuntura Medicina Chinesa

Diagnóstico por meio da avaliação da Voz em MTC

Avaliação da Voz

Por Susilaine Moraes Aquino

Diagnóstico em Medicina Tradicional Chinesa por meio de Interrogatório

A voz é importante ferramenta para o diagnóstico na Medicina Chinesa, reflete o estado do Qi reto e a natureza do Qi perverso (Xie). Diferentes características vocais estão associadas a sintomas específicos:

  • Voz alta, sonora e logorréia (fluxo de palavras desordenadas) com agitação indicam sintomas de plenitude e calor.
  • Voz baixa, fraca, com palavras escassas e prostração correspondem aos sintomas de vazio e frio.
  • Afonia e extinção de voz podem ser sintomas de plenitude ou vazio.
  • Voz surda está relacionada a ataques externos e obstrução por impurezas úmidas, geralmente causada pela incapacidade do Pulmão em espalhar o Qi ou pela insuficiência na passagem dos brônquios.
  • Gemidos ou afonia após um susto (Jing Hu) frequentemente estão associados a dor ou intumescimento.
  • Palavras desordenadas indicam patologia do Coração (C). Delírio verbal (palavras incoerentes, voz forte) está relacionado à perturbação da consciência e calor que contraria o Shen do Coração. Voz lânguida (debilitada) corresponde a obscurecimento da consciência devido ao vazio do Qi do Coração e mente dispersa. Palavras de loucura ou demência verbal, linguagem grosseira e incoerente, indicam casos de loucura proveniente do fogo das mucosidades que perturbam o Coração. Solilóquios e resmungos correspondem à loucura calma e indicam um vazio no Qi do Coração, onde o Jing não alimenta o Shen. Gagueira e dificuldade fonatória expressam ataque pelas mucosidades do vento, que perturbam a parte superior do corpo.

Em relação à respiração, ela pode ser fraca, o que indica ataque interno e falha por vazio, ou desigual e sonora, característica de sintomas de plenitude e calor, com abundância de Xie calor no corpo e passagem difícil nos brônquios.

Os estertores (Chuan) e sibilos (Xiao) são importantes sinais respiratórios que permitem distinguir síndromes de plenitude e vazio:

  • Arquejo de plenitude: respiração desigual, sonora e precipitada, com rápida expiração, indica Xie em plenitude localizado no Pulmão, resulta em funcionamento embaraçado do Qi.
  • Arquejo de vazio: respiração com som fraco, curta, com maior expiração do que inspiração, devido ao vazio do Qi do Pulmão e dos Rins, que não possuem força suficiente para expulsar e receber o Qi.

Falta de respiração e gemidos (Tan Xi): respiração fraca, insuficiente, com deficiência do Qi em estado de vazio, e opressão no peito com suspiros longos correspondem aos gemidos, causados pela retenção-congestão dos sentimentos, onde o Fígado não tem mais a capacidade de drenar.

Quanto à tosse, seu som também é relevante para o diagnóstico:

  • Som grave e indistinto indica plenitude.
  • Som fraco e hesitante indica vazio.
  • Acesso de tosse, respiração precipitada após o acesso (ruído de garça) pode ser coqueluche.
  • Tosse que se assemelha a latido pode ser difteria.
  • Tosse seca, sem mucosidades, ou com mucosidades raras e espessas indica Xie da secura que agride o Pulmão, ou então Yin vazio no Pulmão, causando secura.

Soluço e eructações também são relevantes para o diagnóstico:

  • Soluço (Sui Hou): pode ser sonoro e forte (calor-plenitude), abafado e longo (frio-vazio) ou isolado, nem forte nem fraco (podendo ser causado por fatores alimentares ou ataques de vento-frio após uma refeição, não patológico). Em doença crônica, soluços abafados e fracos, com enfraquecimento do Qi do Estômago, denotam estado crítico.
  • Eructações (Yi Qi): aparecem após refeições abundantes. Causas incluem a comida não digerida no Estômago, desequilíbrio entre Fígado e Estômago ou vazio no Estômago, com o Qi subindo em sentido contrário. Eructações malcheirosas e ácidas após a refeição correspondem a estase do alimento, enquanto eructações sem odor ácido indicam desequilíbrio do Fígado e Estômago ou vazio do Estômago, com o Qi subindo em sentido contrário.

A olfação também é importante para o diagnóstico:

  • Hálito fétido pode indicar calor no Estômago ou má digestão, a menos que seja devido a dentes cariados ou má higiene bucal.
  • Hálito ácido e azedo está relacionado a alimentos estacionados no Estômago.
  • Hálito de odor putrefato pode indicar abcessos internos ou gangrena na boca.

Excreções e secreções, como fezes, urina, mucosidades, pus e leucorreias, também possuem odores característicos que auxiliam no diagnóstico. Odores nauseantes correspondem a sintomas de plenitude e calor, enquanto odores fortes e felinos correspondem a vazio-frio. Evacuações fétidas indicam calor, e evacuações com odor de carne crua indicam frio. Urinas fortes indicam umidade-calor.

Compreender o interrogatório de avaliação como ferramenta diagnóstica possibilita identificar padrões de desarmonia e fornece informações valiosas para otimizar o tratamento em Medicina Chinesa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AUTEROCHE, B e NAVAILH, P. O diagnóstico na Medicina Chinesa. São Paulo: Andrei, 1992.

BING, Wang. Princípios de medicina interna do Imperador Amarelo. Tradução: José Ricardo Amaral de Souza Cruz. São Paulo: Ícone, 2001.

ETOSP. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Acupuntura. São Paulo: ETOSP, 2009, vol.1.

HOLMES, David S. Psicologia dos transtornos mentais. Tradução: Sandra Costa.

2.ed. Porto Alegre: Artmed, 1997.

KWANG, Wo Tou. Mapa dos 5 elementos. Ribeirão Preto: Center TAO, s.d.

LEE, Eu Won. Acupuntura constitucional universal. São Paulo: Ícone, 2002.

MACIOCIA, Giovanni. A prática da medicina chinesa: tratamento das doenças com acupuntura e ervas chinesas. Tradução: Ednéa Iara de Souza Martins. 2.ed. São Paulo: Roca, 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *