Por Susilaine Moraes Aquino
A importância da leitura é solidamente respaldada pela neurociência, que revela como a atividade de leitura é fundamental para o desenvolvimento cerebral, a empatia e o enriquecimento cognitivo.
Quando lemos, nosso cérebro se envolve em processo complexo de decodificação, compreensão e interpretação do texto. Isso exige a ativação de várias áreas do cérebro, inclui o córtex visual, que processa as palavras, e o córtex pré-frontal, que lida com a compreensão e a análise. O ato da leitura estimula o cérebro de maneira única, melhora a plasticidade cerebral, ou seja, a capacidade do cérebro de se adaptar e aprender.
A neurociência também demonstrou que a leitura tem o poder de aumentar a empatia e a compreensão interpessoal. Quando lemos sobre as experiências e perspectivas de personagens fictícios ou pessoas reais em narrativas, ativamos áreas do cérebro associadas à empatia. Isso nos torna mais aptos a entender e se conectar emocionalmente com os outros, o que é essencial para o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis e para a construção de sociedades empáticas.
Além disso, a leitura enriquece o vocabulário, melhora a concentração, estimula a imaginação e amplia o conhecimento. Ao ler, estamos constantemente expostos a novos conceitos, culturas e pontos de vista, o que amplia nossa compreensão do mundo.
Portanto, com base na neurociência, a importância da leitura é inquestionável. Ela não apenas exercita o cérebro de maneira única, mas também tem o potencial de enriquecer nossas vidas, e nos tornar seres humanos mais compassivos, informados e intelectualmente competentes.
Fonte: Instituto Shen
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.
Agradeço pela avaliação.
I’m extremely inspired together with your writing skills as well as with the
format in your blog. Is that this a paid topic or did you customize it your self?
Anyway stay up the nice high quality writing, it is uncommon to see a great weblog like this one today.
Beacons AI!