Blog Shen

Da essência à integralidade !

Autogestão estratégica

Por Susilaine Moraes Aquino

A implementação desta prática depende apenas de nós mesmos.

Caso você aceite o meu convite para a reflexão, seremos a partir de agora, expectadores de nós mesmos.

Ser pensante

A autogestão não é um tema criado por um “teoricão”, não foi primeiro inventado para depois ser colocado em prática, mas sim surgiu da experiência e tentativa de crescimento pessoal.


CONDICIONAMENTOS

“ Pensamos conhecer-nos, mas na verdade, só conhecemos a parte superficial de nós mesmos”.  


AUTOCONHECIMENTO

É a forma de organização gestada pela experiência e vivência que melhor permite o desenvolvimento da autogestão.

O mecanismo das inter-relações é uma das estratégias mais eficientes pois somente aprendemos à medida que nos expomos, e ao encararmos às auto e heterocríticas.


FEEDBACK

Ao nos expressarmos, por meio de palavras ou ações, recebemos o feedback das outras pessoas, na forma de uma reação, que demonstra a leitura que fizeram da situação.


CRISE ANTI-EVOLUTIVA


CRISE DE CRESCIMENTO


POSTURAS RECOMENDÁVEIS

Não podemos permitir que outras pessoas decidam o rumo de nossas vidas ou tomem decisões em nosso lugar.

Usar o discernimento acima das pressões para distinguir o melhor do pior.

Não sermos um “ barco à deriva “, esperando que os outros solucionem nossos problemas.

Não resistir às mudanças. Ter flexibilidade para perceber quando o rumo foi mudado.


EMPRESA PESSOAL

Devemos nos tornar  capazes de administrarmos a nós mesmos, cuidarmos dos nossos problemas, sentimentos, emoções, ou seja, primeiro administrar nossa “Empresa Pessoal” para depois obtermos sucesso em nossa “Empresa Social”.


RECONFIGURAÇÃO SINÁPTICA

A maior dificuldade do mundo não é fazer com que as pessoas aceitem novas ideias, mas sim fazê-las esquecer as velhas.” John Maynard Keynes ( Economista inglês )


MARKETING PESSOAL

A qualidade  é   o   caminho   para  tudo.  Fugir  a  isso  é adiar um problema.

Garantamos  nosso sucesso,  ninguém  pode   fazer  mais  por  nós do que nós mesmos.

Marketing de custo zero: sorriso, educação, entusiasmo, capacidade de elogiar e atendimento VIP.


ADMINISTRAÇÃO ATUAL

Administrar hoje é entender o ser humano. Quem não pesquisa e não entende de relações humanas não consegue administrar bem. 

As empresas não precisam de “servos”, precisam de pessoas que pensem, que saibam opinar sobre o que fazem, que dialoguem sobre as possibilidades de se fazer de forma diferente a mesma coisa, que use sua criatividade.


COMUNICAÇÃO

A comunicação é fundamental. A maneira como se expõem os benefícios de um produto ou serviço faz a diferença.

Os detalhes da comunicação fazem ferro virar ouro e ouro virar ferro, depende de como a pessoa fala sobre os mesmos. Se não souber expor bem, os valores agregados passarão despercebidos.


FÓRMULA

– vaidade + liberdade

   – estresse + eficiência

   – eu + nós.   

Ninguém dá o que não tem. Assim, nosso cérebro deve estar cheio de coisas boas (não acumulemos entulhos, coisas improdutivas).   Aprendamos a transcender o negativo plantando o positivo.  


APRENDIZAGEM AUTO-DIRIGIDA

Com base no conceito de aprendizagem permanente, para toda a vida, devemos nos manter encorajados a sempre definirmos nossos próprios objetivos de aprendizagem e assumirmos a responsabilidade de avaliarmos nossos progressos pessoais no sentido de quanto estão se aproximando dos objetivos formulados.


Sugestão de ideias para reflexão sobre o tema autopesquisa: Leia o post (Midas ou Sadim?).

Fonte: Instituto Shen.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *