Acupuntura Constitucional
Por Susilaine Moraes Aquino
Consiste em equilibrar o órgão de choque (mais vulnerável) etiopatogênico (relacionado à doença) de cada biotipo.
A Biotipologia Constitucional, formulada inicialmente por Lee (2002), com a inestimável contribuição do Prof. Dr. Duk Ki Kim, é reformulada nesta proposta.
A fim de facilitar a identificação dos Biotipos, de modo mais didático, propomos a alteração da denominação para Psicobiotipo, já que a análise abarca o ser de modo integral (físico, energético, emocional e mental), além de diferenciar os Psicobiotipos Madeira (III) e o Terra (V), que embora distintos em nosso entendimento, foram associados na teoria proposta por Lee (2002).
O objetivo é identificar em cada um dos cinco Psicobiotipos, qual o desequilíbrio energético de base, e assim poder melhor definir o protocolo de tratamento. Para tanto, criamos novas imagens ilustrativas para cada Psicobiotipo.
Os perfis caracterológicos que definem os temperamentos em acupuntura constitucional incluem a base fisiológica que determina as susceptibilidades mórbidas físicas e psíquicas.
Os traços pessoais são arranjos individuais e constitucionais determinados por fatores genéticos, que interagem com o meio e resultam em características psíquicas capazes de particularizar um indivíduo entre todos os demais seres de sua espécie.
É possível agrupar indivíduos consideradas as características energéticas, físicas, emocionais e psíquicas, mais ou menos comuns, como exemplo os Psicobiotipos Constitucionais, o que não significa dizer que as personalidades das pessoas classificadas de uma ou de outra maneira sejam idênticas em todos as pessoas do grupo.
Energia de Metal – (Pulmão – Fei) – em excesso ou plenitude, e baixa energia de Madeira – (Fígado – Gan). Pessoas do Oeste, onde vive o Imperador Branco. A carência de energia em Madeira, ou seja, Fígado e Vesícula Biliar, resulta em fraqueza na sustenção de coluna e de pernas, já que o Fígado governa os músculos e o tecido conectivo. Além disso, a hipofunção hepática reduz a tolerância a medicamentos, álcool, tabaco, alimentos gordurosos e proteínas de origem animal (LEE, 2002, p.141).
Energia de Fogo – (Coração – Xin) – em excesso ou plenitude, e baixa energia de Água – (Rim – Shen).
Pessoas do Sul, onde vive o Imperador Vermelho. Sujeito a hipofunção renal, devido à baixa energia Rim. Apresenta ainda diversas complicações geniturinárias, no sistema reprodutor e no excretor. Assim, são frequentes: cálculos renais, cistites, infecções urinárias (LEE, 2002, p.50).
Energia de Madeira – (Fígado – Gan) – em excesso ou plenitude, e baixa energia de Metal – (Pulmão – Fei).
Pessoas do Leste, onde vive o Imperador Verde. Ao contrário do Psicobiotipo Metal, apresenta excesso de energia de Madeira (Fígado), o que o torna propenso a congestão hepática, além de acarretar a supressão do Estômago e Baço-Pâncreas e, como consequência, meteorismo, azia, eructação, gastrites e úlceras (LEE, 2001, p.52).
Energia de Água – (Rim – Shen) – em excesso ou plenitude, e baixa energia de Fogo – (Coração – Xin).
Em oposição ao Psicobiotipo Fogo, tem excesso de Rim e deficiência em Coração e Estômago e seu acoplado. Essa deficiência gera aumento de umidade e mucosidade, e isso o predispõe a; inflamações no sistema geniturinário, corrimentos, cistites, nefrite, abscesso renal. O elemento Água associa-se às emoções, em especial ao medo.
Energia de Terra – (Baço Pâncreas – Pi) – em excesso ou plenitude, e baixa energia de Madeira – (Fígado – Gan).
Pessoas do Centro, onde vive o Imperador Amarelo. A constituição Terra comumente é atacada por vírus; tem propensão a infestação de parasitas intestinais, a micoses intestinais e cutâneas. Também pode apresentar doenças oculares tais como: hipermetropia, astigmatismo, e estrabismo divergente.
Para saber mais sobre as características de cada Psicobiotipo, bem como sobre o Kit de Avaliação Constitucional, acesse: