Blog Shen

Da essência à integralidade !

Personalidade Homeopática - Bromium

Por Susilaine Moraes Aquino

Bromium é remédio homeopático derivado do bromo e é usado principalmente para tratar uma variedade de sintomas e condições, especialmente aqueles relacionados ao sistema respiratório e à glândula tireoide. Na homeopatia, a personalidade de determinado remédio homeopático não se refere a personalidade humana, mas sim às características energéticas e terapêuticas da substância em relação aos sintomas e condições que ela é usada para tratar. Vamos explorar as características associadas ao remédio homeopático Bromium:

  1. Sensação de agonia e medo de asfixia: Pessoas que se beneficiam de Bromium podem experimentar sensação de agonia, especialmente relacionada à respiração. Elas podem ter medo de sufocar ou de não conseguir respirar.
  2. Problemas respiratórios: Este remédio é frequentemente indicado para tratar distúrbios respiratórios, como asma, bronquite e infecções do trato respiratório, especialmente quando há sensação de opressão no peito.
  3. Tosse espasmódica: Bromium é usado para tratar tosse espasmódica e violenta, que pode ser agravada pelo ar frio ou pelo movimento.
  4. Sensação de peso no peito: As pessoas que necessitam deste remédio podem sentir sensação de peso e opressão no peito, como se algo estivesse pressionando para baixo.
  5. Problemas da tireoide: Bromium é indicado para problemas da tireoide, como bócio (aumento anormal da glândula tireoide) e hipertireoidismo, quando há hiperatividade da tireoide.
  6. Sensação de calor: Pessoas que respondem bem a este remédio podem sentir sensação de calor intenso no corpo, especialmente na região do peito e da garganta.
  7. Sensibilidade à luz: Algumas pessoas que necessitam deste remédio podem ser sensíveis à luz (fotofobia) e podem preferir ambientes mais escuros.
  8. Desejo por alimentos picantes e salgados: Elas podem ter desejo por alimentos picantes e salgados.
  9. Agravamento à noite: Muitos dos sintomas de Bromium tendem a piorar à noite, especialmente os sintomas respiratórios.
  10. Agitação e inquietude: As pessoas que respondem bem a este remédio podem estar agitadas e inquietas, especialmente durante os ataques de tosse ou os episódios de falta de ar.

É importante lembrar que a homeopatia é abordagem altamente individualizada para o tratamento de sintomas e condições, e a escolha do remédio homeopático correto leva em consideração a análise completa do paciente e de seus sintomas. Para tanto, é importante consultar profissional homeopata qualificado para obter orientações específicas sobre o uso de Bromium na homeopatia e para determinar se é apropriado para o caso.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LATHOUD, J.A. Estudos de Matéria Médica Homeopática, 3ª ed. São Paulo: Editora Organon, 2021.

RIBEIRO FILHO, Ariovaldo. Repertório de Homeopatia, 2ª ed. 4ª reimpressão. São Paulo: Editora Organon, 2022.

HOMEOBRAS – Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ciência da Homeopatia.

FAVILLA, José Paulo – SIHORE MAX V7.0 – Sistema de Homeopatia Repertorial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *