Blog Shen

Da essência à integralidade !

Por Susilaine Moraes Aquino

Na homeopatia, o termo “keynote” se refere a conjunto de sintomas ou características específicas que são considerados essenciais para a escolha de o remédio homeopático adequado para um paciente. Essas keynotes são observações clínicas detalhadas e específicas sobre como a pessoa reage a determinada condição ou doença, e elas desempenham papel importante na prática da homeopatia.

As keynotes são usadas pelos homeopatas para encontrar um remédio que corresponda de perto os sintomas e à constituição do paciente. Isso é conhecido como a lei da semelhança, um princípio fundamental da homeopatia, que sugere que uma substância que causa certos sintomas em uma pessoa saudável pode ser usada para tratar uma pessoa doente que apresenta sintomas semelhantes.

Portanto, ao selecionar o remédio homeopático, o terapeuta levará em consideração as keynotes do paciente, que são detalhes específicos sobre a condição, os sintomas e as características individuais do paciente, a fim de encontrar o tratamento mais apropriado. Portanto, se você considerar o uso da homeopatia, é aconselhável consultar profissional de saúde qualificado.

As personalidades homeopáticas são descrições subjetivas e não são parte essencial da prática homeopática. No entanto, algumas fontes homeopáticas podem associar traços de personalidade ou características emocionais específicas a certos remédios homeopáticos, com base em observações clínicas e experiências dos homeopatas. Lembre-se de que essas descrições são simplificações e generalizações e não têm base científica sólida. Além disso, essas associações podem variar entre diferentes fontes homeopáticas. Vamos fornecer algumas informações gerais que podem ser encontradas em algumas fontes para determinados remédios.

Dito isso, vamos fornecer uma breve descrição geral das personalidades homeopáticas para alguns dos remédios com base em algumas fontes comuns:

  1. Aceticum acidum (Ácido Acético): Este remédio é frequentemente associado a sintomas de esgotamento, fraqueza e apatia. Pessoas que podem se beneficiar deste remédio podem ser emocionalmente exaustas e desinteressadas em suas vidas ou responsabilidades.
  2. Aconitum napellus: Este remédio é frequentemente associado a pessoas que são ansiosas, agitadas e temem que algo terrível aconteça. Eles podem ser agressivos ou impacientes.
  3. Actaea racemosa (Cimicifuga): Este remédio é frequentemente usado para sintomas relacionados à saúde feminina, como cólicas menstruais e sintomas da menopausa. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  4. Aesculus hippocastanum: Pessoas que podem se beneficiar deste remédio podem ter uma sensação de peso ou pressão na cabeça, bem como uma sensação de estagnação ou peso em todo o corpo. Isso pode se refletir em personalidade mais melancólica ou depressiva.
  5. Aethusa cynapium (Aethusa): É usado principalmente para problemas gastrointestinais em bebês e crianças, como vômitos e diarreia. As descrições de personalidades para este remédio são menos comuns, uma vez que é frequentemente administrado em idades muito jovens.
  6. Allium cepa: Este remédio é frequentemente usado para sintomas de resfriado e alergia, e as personalidades associadas a ele podem ser sensíveis, irritáveis e propensas a chorar facilmente.
  7. Aloe socotrina: Pode ser associado a pessoas que têm problemas gastrointestinais, como diarreia. As personalidades ligadas a este remédio podem ser irritáveis, ansiosas e preocupadas com a saúde.
  8. Alumina (Alumina): Este remédio é usado principalmente para sintomas físicos, como constipação crônica. As descrições de personalidade podem incluir tendência a ser introspectivo, lento, teimoso ou rígido, mas essas associações são menos comuns.
  9. Agaricus muscarius: Este remédio é frequentemente associado a sintomas neurológicos e mentais, como tremores e confusão mental. As personalidades podem ser excêntricas e até mesmo delirantes.
  10. Agnus castus: Pode ser usado para problemas de função sexual em homens, e as personalidades associadas a ele podem ser melancólicas, apáticas e desinteressadas em sexo.
  11. Ambra grisea: Este remédio é frequentemente associado a pessoas tímidas e reservadas que têm dificuldade em se comunicar com os outros. Eles podem ser sensíveis ao constrangimento social e podem se sentir mais à vontade em situações tranquilas e familiares.
  12. Ammonium carbonicum: Pessoas que podem se beneficiar deste remédio podem ser ansiosas e sensíveis. Eles podem ter medo de estar sozinhos e podem ser afetuosos e preocupados com os outros.
  13. Ammonium muriaticum: Este remédio é muitas vezes associado a sentimentos de isolamento e solidão. Pode ser usado para pessoas que se sentem emocionalmente fechadas e reservadas.
  14. Anacardium orientale (Anacárdio): Este remédio é frequentemente associado a personalidades divididas, onde a pessoa tem o lado cruel e o lado sensível. Pode ser usado para tratar sentimento de culpa, indecisão e falta de autoconfiança.
  15. Antimonium crudum: Pode ser associado a pessoas que são irritáveis e de mau humor. Eles podem ser sensíveis ao toque e ter aversão a certos alimentos.
  16. Antimonium tartaricum: Este remédio é frequentemente usado para problemas respiratórios, como bronquite. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  17. Apis mellifica: Pessoas que podem se beneficiar deste remédio são frequentemente vistas como irritáveis, impacientes e inquietas. Elas podem ser sensíveis ao calor e podem experimentar inchaço ou reações alérgicas.
  18. Apocynum cannabinum (Indian Hemp): Este remédio é muitas vezes associado a sentimentos de tristeza e desespero. Pode ser usado para tratar problemas cardíacos e edema.
  19. Argentum nitricum: Pessoas que podem se beneficiar deste remédio são frequentemente ansiosas, inquietas e cheias de preocupações. Elas podem ter medo particular de alturas e podem ser propensas a problemas digestivos.
  20. Arnica montana: Este remédio é amplamente conhecido por ser usado para contusões e lesões. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  21. Arsenicum album: Este remédio é muitas vezes associado a pessoas obsessivas, ansiosas e perfeccionistas. Elas podem ser medrosas e terem medo da morte.
  22. Arsenicum iodatum: Este remédio é usado principalmente para problemas respiratórios, como asma. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  23. Arum triphyllum (Arum Trifoliatum): Pode ser associado a pessoas que têm uma tendência a serem agressivas verbalmente, especialmente quando doentes. Pode ser usado para tratar problemas de garganta e nariz.
  24. Asa foetida: Este remédio é usado principalmente para problemas digestivos e não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a ele.
  25. Aurum metallicum (Ouro metálico): Pode ser associado a pessoas que são ambiciosas e perfeccionistas, mas também podem experimentar depressão profunda. Elas podem ser extremamente sensíveis à crítica.
  26. Baptisia tinctoria: Este remédio é muitas vezes associado a uma sensação de confusão mental e desorientação. Pode ser usado para tratar sintomas de febre tifoide.
  27. Baryta carbonica: Pessoas que podem se beneficiar deste remédio são frequentemente vistas como tímidas, inseguras e com baixa autoestima. Elas podem ser relutantes em se envolver em situações sociais e podem parecer imaturas para a idade.
  28. Belladonna: Este remédio é frequentemente associado a personalidades agitadas, impacientes e irritáveis. As pessoas que podem se beneficiar deste remédio podem ser sensíveis à luz e ao ruído.
  29. Benzoicum acidum: Este remédio é muitas vezes usado para problemas urinários, e não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a ele.
  30. Berberis vulgaris: Pode ser associado a pessoas que são teimosas e obstinadas. Elas podem ser críticas e rancorosas.
  31. Borax: Este remédio é frequentemente usado para problemas na boca, como aftas. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  32. Bromium: Pode ser usado para tratar problemas respiratórios, como asma, e não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a ele.
  33. Bryonia alba: Pessoas que podem se beneficiar deste remédio são frequentemente vistas como sérias, rígidas e teimosas. Elas preferem ficar quietas e não gostam de movimento.
  34. Bufo rana: Este remédio é muitas vezes associado a personalidades impulsivas e emocionais. Pode ser usado para tratar problemas neurológicos.
  35. Cactus grandiflorus: Pode ser usado para tratar problemas cardíacos e não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  36. Calcarea carbonica ou ostrearum (Carbonato de Cálcio): Pessoas que podem se beneficiar deste remédio são frequentemente vistas como ansiosas, preocupadas com a segurança e com tendência a engordar facilmente. Elas podem ser sensíveis ao frio e podem ser um pouco lentas para agir.
  37. Calcarea fluorica naturalis (Fluoreto de Cálcio): Este remédio é muitas vezes usado para problemas de tecidos e ossos, e não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a ele.
  38. Calcarea phosphorica (Fosfato de Cálcio Tri básico): Este remédio é frequentemente associado a pessoas que são ansiosas, inseguras e indecisas. Elas podem ser facilmente fatigadas.
  39. Camphora (Cânfora): Este remédio é muitas vezes usado para problemas respiratórios e circulatórios, e não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a ele.
  40. Cannabis indica: Este remédio é frequentemente associado a experiências mentais alteradas, como alucinações e confusão. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  41. Cannabis sativa: Este remédio também está relacionado a experiências mentais alteradas e não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a ele.
  42. Cantharis vesicatoria (Cantharis): Este remédio é frequentemente associado a personalidades impulsivas, agressivas e até mesmo violentas. As pessoas que podem se beneficiar deste remédio podem ser propensas a explosões de raiva.
  43. Capsicum (Pimenta vermelha): Este remédio é muitas vezes usado para problemas digestivos e não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a ele.
  44. Carbo animalis (Carvão animal): Pode ser associado a pessoas que se sentem exaustas e fracas, especialmente em situações sociais. Elas podem ter dificuldade em se manter quentes.
  45. Carbo vegetabilis (Carvão vegetal): Pessoas que podem se beneficiar deste remédio são frequentemente vistas como cansadas, fracas e com dificuldade em se recuperar de doenças. Elas podem ser sensíveis à falta de ar.
  46. Causticum: Este remédio é frequentemente associado a pessoas compassivas e preocupadas com a injustiça. Elas podem ser sensíveis ao sofrimento dos outros.
  47. Chamomilla: Pessoas que podem se beneficiar deste remédio são frequentemente vistas como irritáveis e impacientes. Elas podem ser extremamente sensíveis à dor.
  48. Chelidonium majus (Celandine): Este remédio é muitas vezes usado para problemas hepáticos e não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a ele.
  49. Cicuta (Cicuta-viúva-negra): Pode ser associado a pessoas que têm tendência a convulsões e espasmos musculares. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  50. Cina marítima: Este remédio é frequentemente associado a crianças que são irritadiças, inquietas e agressivas. Pode ser usado para tratar vermes intestinais.
  51. Cinchona officinalis (Quinina): Pessoas que podem se beneficiar deste remédio podem ser sensíveis a distúrbios digestivos e problemas de energia. Elas podem se sentir fracas e exaustas.
  52. Clematis erecta (Clematis): Este remédio é frequentemente associado a pessoas que são sonhadoras, desligadas da realidade e têm dificuldade em se concentrar. Elas podem ser apáticas e parecerem distantes.
  53. Cocculus indicus (Cocculus): Pessoas que podem se beneficiar deste remédio são frequentemente vistas como preocupadas, ansiosas e cansadas. Elas podem ser sensíveis ao movimento e ao enjoo.
  54. Coccus cacti (Cocculus cacti): Este remédio é muitas vezes usado para problemas de tosse e não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a ele.
  55. Coffea cruda (Café não torrado): Pessoas que podem se beneficiar deste remédio são frequentemente vistas como excitadas, nervosas e insones. Elas podem ser sensíveis ao café e à estimulação.
  56. Colchicum autumnale (Colchicum): Pode ser associado a pessoas que são sensíveis a cheiros fortes e podem ter problemas gastrointestinais. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  57. Colocynthis (Cucumis colocynthis): Este remédio é frequentemente associado a pessoas que são irritadas e facilmente ofendidas. Elas podem experimentar dores intensas e cólicas.
  58. Conium maculatum (Cônio): Pode ser associado a pessoas que são apáticas, fracas e têm dificuldade em se mover. Elas podem ser sensíveis à pressão no corpo.
  59. Croton tiglium (Croton Oil): Este remédio é muitas vezes usado para problemas gastrointestinais e não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a ele.
  60. Cuprum metallicum (Cobre metálico): Pessoas que podem se beneficiar deste remédio são frequentemente vistas como rígidas, tensas e podem experimentar espasmos musculares. Elas podem ser sensíveis ao frio.
  61. Digitalis purpurea (Digitalis): Pode ser associado a pessoas que têm problemas cardíacos e podem experimentar sentimentos de fraqueza e desmaio. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  62. Drosera rotundifolia (Drosera): Este remédio é frequentemente associado a pessoas que têm tosse persistente e podem ser agitadas e irritadiças durante os acessos de tosse.
  63. Dulcamara: Pode ser associado a pessoas que são sensíveis a mudanças climáticas e podem ter problemas de pele. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  64. Eupatorium perfoliatum (Eupatório Perfólia): Este remédio é muitas vezes usado para tratar sintomas semelhantes aos da gripe e não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a ele.
  65. Euphrasia officinalis (Euphrasia): Pode ser associado a pessoas que têm problemas oculares, como conjuntivite. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  66. Ferrum metallicum (Ferro metálico): Pessoas que podem se beneficiar deste remédio são frequentemente vistas como fortes, mas podem ser sensíveis à fadiga e à fraqueza. Elas podem ter uma aparência pálida.
  67. Fluoricum acidum (Ácido Fluorídrico): Pode ser associado a pessoas que têm problemas dentários e ósseos. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  68. Gelsemium sempervirens (Gelsemium): Pessoas que podem se beneficiar deste remédio são frequentemente vistas como apáticas, sonolentas e ansiosas. Elas podem ter medo de eventos futuros.
  69. Glonoinum (Nitroglicerina): Este remédio é muitas vezes usado para problemas cardíacos e não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a ele.
  70. Grafites: Pode ser associado a pessoa que são sensíveis à pele, com erupções cutâneas e prurido. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  71. Hamamelis virginiana (Hamamelis): Este remédio é frequentemente associado a pessoas que têm problemas circulatórios, como varizes e hemorroidas. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  72. Helleborus niger (Helleboro negro): Este remédio é muitas vezes usado para problemas cerebrais e não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a ele.
  73. Hepar sulphuris calcareum (Hepar sulphur): Pode ser associado a pessoas que são sensíveis ao frio e que têm tendência a infecções. Elas podem ser irritadiças e facilmente ofendidas.
  74. Hydrastis canadensis (Hydrastis): Pode ser associado a pessoas que têm problemas nas mucosas, como sinusite crônica. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  75. Hyoscyamus niger (Hyoscyamus): Este remédio é frequentemente associado a pessoas que são agitadas, inquietas e podem ter comportamento excêntrico. Elas podem ter delírios e alucinações.
  76. Hypericum perforatum (Hipérico): Pode ser associado a pessoas que têm lesões nervosas e dores intensas. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  77. Ignatia amara (Ignatia): Este remédio é frequentemente associado a pessoas que são emocionalmente sensíveis e reprimem suas emoções. Elas podem ter acessos de choro e podem ser propensas à melancolia e à tristeza.
  78. Iodium purum (Iodo): Pode ser associado a pessoas que são hiperativas, ansiosas e que têm uma grande necessidade de estimulação. Elas podem ser magras, inquietas e sempre em movimento.
  79. Ipecacuanha (Ipeca): Este remédio é muitas vezes usado para problemas gastrointestinais, como náuseas e vômitos, e não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a ele.
  80. Kali bichromicum (Bicromato de Potássio): Pode ser associado a pessoas que têm problemas nas membranas mucosas, como sinusite crônica. Elas podem ser detalhistas e preocupadas com regras e ordem.
  81. Kali carbonicum (Carbonato de Potássio): Pessoas que podem se beneficiar deste remédio são frequentemente vistas como responsáveis, diligentes e preocupadas com a família. Elas podem ser sensíveis ao frio.
  82. Kali iodatum (Iodeto de Potássio): Este remédio é muitas vezes usado para problemas nas glândulas tireoide e não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a ele.
  83. Kali muriaticum (Cloreto de Potássio): Pode ser associado a pessoas que têm problemas nas membranas mucosas, como amigdalite. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  84. Kali phosphoricum (Fosfato de Potássio): Pode ser associado a pessoas que são nervosas, esgotadas e sobrecarregadas. Elas podem ter dificuldade em relaxar e em lidar com o estresse.
  85. Mercurius corrosivus (Mercúrio Corrosivo): Este remédio é frequentemente associado a pessoas que têm problemas urinários e podem experimentar dores intensas ao urinar. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  86. Mercurius Cinnabaris (Cinábrio): Pode ser associado a pessoas que têm problemas nas membranas mucosas, como rinite crônica. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  87. Mercurius cyanatus (Mercúrio Cianato): Este remédio é muitas vezes usado para problemas de garganta e não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a ele.
  88. Mercurius dulcis (Mercúrio Doce): Pode ser associado a pessoas com propensão a infecções respiratórias. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  89. Mezereum (Mezereão): Pode ser associado a pessoas que têm problemas de pele, como eczema e psoríase. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  90. Millefolium (Mil-folhas): Este remédio é muitas vezes usado para problemas de sangramento, como hemorragias nasais, e não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a ele.
  91. Moschus (Almíscar): Pode ser associado a pessoas que são hipocondríacas e ansiosas, com tendência a desmaiar. Elas podem ser altamente sensíveis a odores.
  92. Muriaticum acidum (Ácido Muriático): Este remédio é muitas vezes usado para problemas digestivos, como diarreia, e não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a ele.
  93. Naja tripudians (Naja): Pode ser associado a pessoas que têm medo de cobras ou têm pesadelos com cobras. Elas podem ser emocionalmente intensas e temperamentais.
  94. Natrum carbonicum (Carbonato de Sódio): Este remédio é muitas vezes usado para problemas respiratórios e não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a ele.
  95. Kali sulphuricum (Sulfato de Potássio): Pode ser associado a pessoas que têm problemas de pele, como eczema. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  96. Kalmia latifolia (Kalmia): Este remédio é frequentemente usado para problemas cardíacos e não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a ele.
  97. Kreosotum (Kreosote): Pode ser associado a pessoas que têm problemas ginecológicos, como corrimento vaginal. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  98. Lachesis trigonocephalus (Lachesis): Este remédio é frequentemente associado a pessoas que são falantes, extrovertidas e emocionalmente intensas. Elas podem ser ciumentas e desconfiadas.
  99. Ledum palustre (Ledum): Pode ser associado a pessoas que são sensíveis ao frio e que têm tendência a picadas de insetos. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  100. Lycopodium clavatum (Licopódio): Pessoas que podem se beneficiar deste remédio são frequentemente vistas como responsáveis, diligentes e preocupadas com a imagem pública. Elas podem ter medo de desempenho e podem ser propensas a problemas digestivos. Além disso, são frequentemente descritas como intelectualmente inclinadas e ambiciosas.
  101. Magnesia carbonica (Carbonato de Magnésio): Pode ser associado a pessoas que são sensíveis ao frio e têm problemas digestivos, como prisão de ventre. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  102. Magnesia muriatica (Cloreto de Magnésio): Pode ser associado a pessoas que têm problemas nas mucosas, como amigdalite. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  103. Magnesia phosphorica (Fosfato de Magnésio): Pode ser associado a pessoas que têm cólicas e dores espasmódicas, como cólicas menstruais. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  104. Manganum (Manganês): Este remédio é menos conhecido e usado na homeopatia, e as descrições de personalidade específicas podem ser menos comuns. Manganum é frequentemente usado para problemas articulares e musculares.
  105. Mercurius vivus (Mercúrio vivot): Pode ser associado a pessoas que têm problemas nas mucosas, como amigdalite e sinusite. Elas podem ser sensíveis ao frio e ter sudorese excessiva. Além disso, são frequentemente descritas como inquietas e ansiosas.
  106. Mercurius corrosivus (Mercúrio corrosivo): Este remédio é frequentemente associado a pessoas que têm infecções urinárias graves e podem ter sintomas de ardência intensa. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  107. Mercurius Cinnabaris (Cinábrio): Pode ser associado a pessoas que têm problemas nasais e sinusais. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  108. Mercurius cyanatus (Mercúrio cianeto): Este remédio é usado principalmente para infecções de garganta e não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a ele.
  109. Mercurius dulcis (Mercúrio doce): Pode ser associado a pessoas que têm problemas gengivais e dentários. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  110. Mezereum (Mezereum): Pode ser associado a pessoas que têm problemas de pele, como eczema com prurido intenso. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  111. Millefolium (Millefolium): Este remédio é frequentemente usado para problemas de sangramento, como hemorragias nasais e menstruações excessivas. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  112. Moschus (Almíscar): Pode ser associado a pessoas que são sensíveis ao calor e ao frio e podem ter episódios de desmaio ou histeria.
  113. Muriaticum acidum (Ácido muriático): Este remédio é muitas vezes usado para problemas gastrointestinais e não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a ele.
  114. Naja tripudians (Naja): Pode ser associado a pessoas que têm medo de cobras ou têm pesadelos com cobras. Elas podem ser emocionalmente intensas e temperamentais.
  115. Natrum carbonicum (Carbonato de Sódio): Pode ser associado a pessoas que são sensíveis ao frio e têm problemas digestivos, como indigestão e flatulência. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  116. Natrum muriaticum (Cloreto de Sódio): Este remédio é frequentemente associado a pessoas que são reservadas, reprimidas emocionalmente e que têm dificuldade em expressar suas emoções. Elas podem ser propensas à tristeza e ao choro.
  117. Natrum sulphuricum (Sulfato de Sódio): Pode ser associado a pessoas que têm problemas no fígado e na vesícula biliar. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  118. Nitric acidum (Ácido nítrico): Pode ser associado a pessoas que são críticas e cínicas. Elas podem ser sensíveis à crítica e ao sarcasmo.
  119. Nux moschata (Noz-moscada): Pode ser associado a pessoas que são sonolentas e têm uma sensação de estar “fora do corpo”. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  120. Nux vomica (Nux vômica): Este remédio é frequentemente associado a pessoas que são ambiciosas, competitivas e propensas ao estresse. Elas podem ser irritadas e impacientes
  121. Opium (Ópio): Pode ser associado a pessoas que são sonolentas, apáticas e têm uma sensação de estupor. Elas podem ter medo de escuro e têm uma mente embotada.
  122.  Petroleum (Petroleum): Pode ser associado a pessoas que têm problemas de pele, como eczema, e que são sensíveis ao frio e ao calor. Elas podem ser ansiosas e inseguras.
  123. Phosphoricum acidum (Ácido fosfórico): Pode ser associado a pessoas que estão esgotadas mental e fisicamente devido a estresse prolongado, luto ou choque emocional. Elas podem ser indiferentes e apáticas.
  124. Phosphoro (Phosforo): Pode ser associado a pessoas que são sociáveis, amigáveis e têm uma imaginação vívida. Elas podem ser sensíveis a estímulos externos e propensas a ansiedade.
  125. Phytolacca decandra (Fitolaca): Este remédio é frequentemente usado para problemas nas glândulas e amígdalas e não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a ele.
  126. Picricum acidum (Ácido pícrico): Pode ser associado a pessoas que estão esgotadas devido à sobrecarga mental, como estudo excessivo. Elas podem ter fadiga mental e dificuldade de concentração.
  127. Platinum metallicum (Platina): Pode ser associado a pessoas que têm uma autoimagem exageradamente elevada e podem ser autoritárias e arrogantes. Elas podem ter medo de perder seu status social.
  128. Plumbum metallicum (Plumbum): Pode ser associado a pessoas que têm problemas neurológicos e musculares, como espasmos. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  129. Podophyllum peltatum (Podófilo): Pode ser associado a pessoas que têm distúrbios gastrointestinais, como diarreia. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  130. Pulsatilla nigricans (Pulsatila): Pode ser associado a pessoas que são emocionalmente sensíveis e propensas a mudanças de humor. Elas podem ser carentes de atenção e simpatia.
  131. Pyrogenium (Pirógeno): Este remédio é frequentemente usado para infecções graves e não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a ele.
  132. Ranunculus bulbosus (Ranúnculo-bulboso): Este remédio é frequentemente usado para problemas respiratórios e não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a ele.
  133. Rhododendron (Rododendro): Pode ser associado a pessoas que são sensíveis ao clima e às mudanças climáticas, particularmente acentuadas nas articulações. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  134. Rhus toxicodendron (Rhus tox.): Pode ser associado a pessoas que são inquietas e têm dificuldade em ficar paradas. Elas podem ser propensas a dores musculares e articulares.
  135. Rumex crispus (Rumex): Este remédio é frequentemente usado para problemas respiratórios, como tosse seca. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a ele.
  136. Ruta graveolens (Ruta): Pode ser associado a pessoas que são tensas e rígidas, com tendência a lesões musculares e articulares. Elas podem ser perfeccionistas.
  137. Sabadilla officinalis (Sabadilla): Pode ser associado a pessoas que têm alergias e sintomas nasais, como espirros e corrimento nasal. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  138. Sabina (Sábia): Pode ser associado a pessoas que têm problemas ginecológicos, como sangramento menstrual intenso. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  139. Sanguinaria (Sanguinária): Pode ser associado a pessoas que têm dores de cabeça intensas, particularmente do lado direito, e sintomas de enxaqueca. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  140. Sarsaparilla (Salsaparrilha): Pode ser associado a pessoas que têm problemas urinários, como cálculos renais. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  141. Secale cornutum (Ergot de centeio): Este remédio é frequentemente usado para problemas circulatórios e não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a ele.
  142. Sépia succus (Lula): Pode ser associado a pessoas que estão sobrecarregadas e exaustas, particularmente mulheres que experimentam sintomas ginecológicos, como cólicas menstruais e distúrbios hormonais. Elas podem se sentir indiferentes às responsabilidades.
  143. Silicea (Sílica): Pode ser associado a pessoas que são tímidas e inseguras, com dificuldade em tomar decisões. Elas podem ter problemas de pele, como furúnculos.
  144. Spigelia anthelmia (Spigélia): Pode ser associado a pessoas que têm dores de cabeça intensas, particularmente na testa e ao redor dos olhos. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  145. Spongia marina tosta (Esponja tostada): Pode ser associado a pessoas que têm problemas respiratórios, como tosse seca e rouquidão. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  146. Stannum (Estanho): Pode ser associado a pessoas que têm problemas respiratórios, como tosse persistente e fraqueza no peito. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  147. Staphysagria (Estafisagria): Pode ser associado a pessoas que têm dificuldade em expressar raiva e que reprimem suas emoções. Elas podem ser propensas a problemas gástricos e urinários.
  148. Sticta pulmonaria (Líquen-da-pedra): Pode ser associado a pessoas que têm problemas respiratórios, como congestão nasal e tosse seca. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  149. Stramonium (Estramônio): Pode ser associado a pessoas que têm medos intensos, alucinações e comportamento agressivo durante episódios de delírio. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  150. Sulphuricum acidum (Ácido sulfúrico): Pode ser associado a pessoas que estão esgotadas mental e fisicamente e que têm dificuldade em lidar com o estresse. Elas podem ser irritáveis e pessimistas.
  151. Sulphur (Enxofre): Pode ser associado a pessoas que são criativas, intelectuais e independentes, mas também podem ser desorganizadas e descuidadas. Elas podem ter problemas de pele, como coceira.
  152. Tarentula hispanica (Tarântula): Pode ser associado a pessoas que são hiperativas, inquietas e agitadas. Elas podem ter dificuldade em se concentrar.
  153. Terebinthina chios (Terebentina): Este remédio é frequentemente usado para problemas urinários, como cistite, e não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a ele.
  154. Thuja occidentalis (Thuja): Pode ser associado a pessoas que têm uma sensação de isolamento e que são propensas a problemas de pele, como verrugas. Elas podem ser indecisas.
  155. Veratrum album (Veratrum): Pode ser associado a pessoas que têm sintomas de colapso, como sudorese fria, palidez e fraqueza. Não é comum encontrar descrições de personalidades específicas associadas a este remédio.
  156. Zincum metallicum (Zinco): Frequentemente associado a sintomas de agitação, inquietação e hiperatividade. Pessoas que podem se beneficiar deste remédio muitas vezes experimentam uma sensação de inquietude interna, especialmente nas pernas, o que pode levá-las a mover as pernas constantemente, seja balançando-as ou mexendo os pés. Além disso, elas podem ter dificuldade em se concentrar e podem ser propensas a impulsos nervosos.

IMPORTANTE: Lembre-se de que essas descrições são simplificações e generalizações, e a seleção precisa de um remédio homeopático é baseada em avaliação completa de os sintomas físicos e emocionais do paciente. É importante consultar um homeopata qualificado para obter a orientação correta e personalizada em relação ao uso da homeopatia para qualquer condição específica. Além disso, a homeopatia é considerada uma terapia complementar e não é amplamente reconhecida pela medicina convencional como tratamento principal para doenças graves.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LATHOUD, J.A. Estudos de Matéria Médica Homeopática, 3ª ed. São Paulo: Editora Organon, 2021

RIBEIRO FILHO, Ariovaldo. Repertório de Homeopatia, 2ª ed. 4ª reimpressão. São Paulo: Editora Organon, 2022.

HOMEOBRAS – Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ciência da Homeopatia.

FAVILLA, José Paulo – SIHORE MAX V7.0 – Sistema de Homeopatia Repertorial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *