Blog Shen

Da essência à integralidade !

Diagnóstico por meio da inspeção do corpo

Por Susilaine Moraes Aquino

Método Diagnóstico em Medicina Chinesa pela Inspeção do Corpo:

A inspeção do revestimento da língua na Medicina Chinesa é método diagnóstico que fornece informações sobre a condição de saúde e sua evolução. Vamos explicar cada cor do revestimento da língua e suas associações:

a) Revestimento branco: Fino revestimento branco é considerado normal. No entanto, esse tipo de revestimento geralmente está relacionado a energias perversas externas, como vento, umidade e frio, que manifestam sintomas externos da doença (chamados Biao) que não atingiram as camadas mais profundas (chamadas Li).

  • Revestimento branco, brilhante e fino: Indica invasão de vento frio externo.
  • Revestimento branco, brilhante e espesso: Está relacionado a umidade interna, seja de origem externa (Xie frio) ou de origem interna devido ao acúmulo de mucosidades, com sinais de congestão e opressão torácica.
  • Revestimento branco, espesso e lodoso: Indica umidade nociva ou acúmulo de alimento, ou estagnação gástrica de mucosidades.
  • Revestimento branco, espesso e seco: Ocorre quando as energias turvas úmidas são atacadas pelo calor e se tornam ressecadas.
  • Revestimento branco, importante, semelhante ao pó, mas não seco ao tato: É proveniente de um acúmulo de calor tóxico no interior, comum no início de doenças infecciosas.

b) Revestimento amarelo: Reflete sintomas de calor interno, especialmente nos órgãos Zang Fu, como o baço e o estômago. A intensidade da cor amarela e sua associação com características espesso/fino e gorduroso/seco indicam a gravidade da doença e se é de natureza úmida ou seca.

c) Revestimento cinzento: Essa cor mal definida, acinzentada e às vezes misturada com preto ou branco, representa uma transição entre o branco e o preto. Pode ser resultado de uma transformação do revestimento amarelo e está relacionado a sintomas internos, como calor ou umidade/frio.

d) Revestimento preto: Geralmente aparece nas fases críticas das doenças e pode evoluir a partir dos revestimentos cinzentos ou amarelos escuros. O revestimento preto indica manifestações internas, seja de calor extremo ou de plenitude de frio. Revestimento preto e seco indica calor forte com ressecamento dos líquidos, enquanto que o revestimento preto e úmido está associado a sintomas de vazio de yang, como plenitude de frio e acúmulo de mucosidades. Saiba mais: A sua língua entrega a sua condição de saúde. (shen.com.br)

Além da inspeção do revestimento da língua, a observação de outras partes do corpo também é relevante para o diagnóstico:

a) Cabelos: Os cabelos refletem a abundância dos Rins e do Qi Xue (energia e sangue). Cabelos secos, baços e com tendência a cair indicam insuficiência do Jing Xue (essência do sangue). Placas de alopecia repentina sugerem sangue vazio e ataque pelo vento. Perda precoce dos cabelos está relacionada à insuficiência dos Rins ou calor no sangue.

b) Olhos: Os olhos são a abertura do Fígado, mas também contêm o Jing Qi dos cinco órgãos. Olhos com pálpebras superiores vermelhas e inchadas indicam vento-calor no meridiano do Fígado. Olhos inchados e edematosos estão associados a edemas. Vermelhidão nos olhos indica excesso de calor nos meridianos. Desvio ou olhar fixo podem indicar vento no Fígado ou ser um sinal precursor de agitação do vento.

c) Orelhas: As orelhas são a abertura dos Rins e estão relacionadas ao meridiano Shao Yang. A condição do helix das orelhas pode indicar falta de Jing dos Rins, e dorso do pavilhão da orelha com capilares vermelhos pode ser sinal precursor de sarampo. Corrimento turvo da orelha é frequentemente devido a calor-umidade do Fígado e da Vesícula Biliar.

d) Nariz: O nariz é a abertura do Pulmão, atravessado pelo meridiano do Estômago e é a via de passagem da respiração. Corrimento claro indica um ataque por vento-frio externo, enquanto rinorréia turva corresponde a vento-calor. Rinorréia turva e malcheirosa pode ser devida a uma sinusite crônica causada por xie externo ou acúmulo de calor no meridiano da Vesícula Biliar.

e) Lábios, Dentes e Garganta: Os lábios estão relacionados ao Baço. Lábios pálidos indicam vazio de Qi e sangue, lábios vermelho-escuros significam calor no sangue. Problemas nos dentes e gengivas também estão relacionados aos Rins e ao Estômago. Garganta vermelha, inchada e dolorida corresponde a acúmulo de calor no Pulmão e no Estômago.

f) Excreções: Excreções fluidas e brancas indicam sintomas de frio, enquanto excreções turvas, amarelas e viscosas indicam sintomas de calor. As características das fezes e urina também fornecem informações valiosas sobre a condição de saúde.

Em resumo, a inspeção do corpo na Medicina Chinesa é ferramenta diagnóstica importante que permite aos profissionais de saúde identificar desequilíbrios energéticos e determinar o tratamento adequado para seus pacientes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AUTEROCHE, B e NAVAILH, P. O diagnóstico na Medicina Chinesa. São Paulo: Andrei, 1992.

BING, Wang. Princípios de medicina interna do Imperador Amarelo. Tradução: José Ricardo Amaral de Souza Cruz. São Paulo: Ícone, 2001.

ETOSP. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Acupuntura. São Paulo: ETOSP, 2009, vol.1.

HOLMES, David S. Psicologia dos transtornos mentais. Tradução: Sandra Costa.

2.ed. Porto Alegre: Artmed, 1997.

KWANG, Wo Tou. Mapa dos 5 elementos. Ribeirão Preto: Center TAO, s.d.

LEE, Eu Won. Acupuntura constitucional universal. São Paulo: Ícone, 2002.

MACIOCIA, Giovanni. A prática da medicina chinesa: tratamento das doenças com acupuntura e ervas chinesas. Tradução: Ednéa Iara de Souza Martins. 2.ed. São Paulo: Roca, 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *