Blog Shen

Da essência à integralidade !

Baryta carbonica

Por Susilaine Moraes Aquino

Baryta carbonica, também conhecido como carbonato de bário, é remédio homeopático usado para tratar variedade de sintomas e condições, especialmente aqueles relacionados ao desenvolvimento físico e mental, bem como problemas do sistema circulatório e imunológico. Na homeopatia, a personalidade de o remédio não se refere a personalidade humana, mas sim às características energéticas e terapêuticas da substância em relação aos sintomas e condições que ela é usada para tratar. Vamos explorar as características associadas ao remédio homeopático Baryta carbonica:

  1. Retardo no desenvolvimento: Um dos principais indicadores para Baryta carbonica é o retardo no desenvolvimento, tanto físico quanto mental. Isso pode ser evidente desde a infância, com atrasos no crescimento, desenvolvimento motor e desenvolvimento cognitivo.
  2. Timidez extrema e falta de autoconfiança: As pessoas que se beneficiam deste remédio costumam ser extremamente tímidas e carentes de autoconfiança. Elas podem evitar situações sociais e interações com outras pessoas devido a essa timidez.
  3. Dificuldade de aprendizado e compreensão: Baryta carbonica é indicado para dificuldades de aprendizado e compreensão, especialmente em crianças. Pode haver problemas de concentração e memória.
  4. Medo do julgamento dos outros: As pessoas que necessitam deste remédio podem ter medo profundo do julgamento e da crítica dos outros. Isso pode contribuir para sua timidez e ansiedade social.
  5. Dificuldade em tomar decisões: Elas podem ter dificuldade em tomar decisões, mesmo as mais simples. Isso pode ser devido à falta de confiança em suas próprias habilidades de julgamento.
  6. Sintomas relacionados à circulação: Baryta carbonica é usado para tratar sintomas relacionados ao sistema circulatório, como pressão alta (hipertensão) e palpitações cardíacas.
  7. Sensação de opressão no peito: Pode haver sensação de opressão ou aperto no peito, especialmente durante momentos de ansiedade ou estresse.
  8. Sensação de frio e sensibilidade ao frio: As pessoas que precisam deste remédio podem ser sensíveis ao frio e sentir sensação constante de frio.
  9. Dificuldade de concentração durante o frio: Quando estão expostas ao frio, podem ter dificuldade em se concentrar e podem ficar facilmente distraídas.
  10. Agravamento à noite: Muitos dos sintomas de Baryta carbonica tendem a piorar à noite, especialmente a ansiedade e a insônia.

É importante lembrar que a homeopatia é abordagem altamente individualizada para o tratamento de sintomas e condições, e a escolha do remédio homeopático correto leva em consideração análise completa do paciente e de seus sintomas. Portanto, é importante consultar médico homeopata ou profissional de saúde qualificado para obter orientações específicas sobre o uso de Baryta carbonica na homeopatia e para determinar se é apropriado para o seu caso.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LATHOUD, J.A. Estudos de Matéria Médica Homeopática, 3ª ed. São Paulo: Editora Organon, 2021.

RIBEIRO FILHO, Ariovaldo. Repertório de Homeopatia, 2ª ed. 4ª reimpressão. São Paulo: Editora Organon, 2022.

HOMEOBRAS – Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ciência da Homeopatia.

FAVILLA, José Paulo – SIHORE MAX V7.0 – Sistema de Homeopatia Repertorial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *