Blog Shen

Da essência à integralidade !

Agaricus Muscarius

Por Susilaine Moraes Aquino

Agaricus muscarius, também conhecido como “amanita muscaria” ou “cogumelo muscaria”, é medicamento homeopático que é preparado a partir do fungo venenoso Amanita muscaria. Na homeopatia, o foco principal é nos sintomas físicos e emocionais do paciente e a personalidade não desempenha papel tão proeminente quanto em algumas outras terapias psicológicas. Portanto, a descrição da “personalidade” associada ao Agaricus muscarius é menos comum do que em algumas outras abordagens terapêuticas. Aqui estão algumas das características e sintomas que podem ser tratados com esse medicamento homeopático:

Sintomas Físicos:

1.Tremores e Movimentos Involuntários: Agaricus muscarius é frequentemente prescrito para tratar tremores e movimentos involuntários, como tiques faciais, tremor nas mãos e pernas, ou movimentos descoordenados.

2. Sensação de Frio e Formigamento: Pode ser indicado quando há sensação de frio e formigamento na pele ou em partes do corpo.

3. Dores Musculares e Articulares: É usado para aliviar dores musculares e articulares que são acompanhadas por sensação de rigidez ou espasmos musculares.

Sintomas Neurológicos:

4. Confusão Mental: Pode ser prescrito para tratar confusão mental, dificuldade de concentração e falta de clareza mental.

5. Alterações de Comportamento: Pessoas que precisam deste remédio podem exibir comportamento excêntrico ou bizarro devido a alterações neurológicas.

Sintomas Emocionais:

6. Irritabilidade: Agaricus muscarius pode ser indicado para pessoas que estão irritadas e facilmente incomodadas.

7. Risada Incontrolável: Alguns pacientes podem experimentar acessos de riso incontrolável e inapropriado.

8. Sintomas Oculares: Pode ser prescrito para tratar distúrbios oculares, como contrações musculares anormais nos olhos, visão turva ou olhos secos.

É importante enfatizar que o uso de medicamentos homeopáticos, como o Agaricus muscarius, deve ser supervisionado por homeopata ou profissional de saúde qualificado. A homeopatia é abordagem terapêutica individualizada, e o tratamento é baseado em avaliação completa dos sintomas do paciente, tanto físicos quanto emocionais. Portanto, é essencial discutir qualquer tratamento homeopático com um profissional de saúde licenciado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LATHOUD, J.A. Estudos de Matéria Médica Homeopática, 3ª ed. São Paulo: Editora Organon, 2021.

RIBEIRO FILHO, Ariovaldo. Repertório de Homeopatia, 2ª ed. 4ª reimpressão. São Paulo: Editora Organon, 2022.

HOMEOBRAS – Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ciência da Homeopatia.

FAVILLA, José Paulo – SIHORE MAX V7.0 – Sistema de Homeopatia Repertorial.

9 Comments

  1. Excellent post, I really had a great time reading it. Your way of writing is extremely captivating and your insights are highly relevant. Thank you for sharing!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *