Blog Shen

Da essência à integralidade !

Rubricas em Homeopatia

Por Susilaine Moraes Aquino

Definição

Em homeopatia, o termo “rubricas” se refere a categorias ou sintomas específicos que são usados para selecionar o remédio homeopático apropriado para cada paciente. As rubricas fazem parte de sistema de classificação de sintomas conhecido como Repertório.

O Repertório é como dicionário de sintomas homeopáticos, que lista ampla variedade de sintomas físicos, emocionais e mentais. Cada sintoma é organizado em rubricas, que são subdivisões que descrevem aspectos mais detalhados do sintoma.

Quando o homeopata avalia o paciente, ele coleta informações detalhadas sobre as queixas e os sintomas do paciente, o que inclui aspectos específicos, como a localização, a modalidade (ou seja, o que agrava ou alivia os sintomas), a duração, a intensidade, as sensações associadas e muito mais. Essas informações são então usadas para buscar as rubricas relevantes no Repertório.

Uma vez que as rubricas relevantes são identificadas, o homeopata pode procurar os remédios homeopáticos que têm essas rubricas em seus perfis de indicação. O objetivo é encontrar o remédio que corresponda de perto os sintomas do paciente, de acordo com o princípio da homeopatia de que “o semelhante cura o semelhante”.

Portanto, as rubricas desempenham papel fundamental na seleção do remédio homeopático apropriado para cada paciente, guia o homeopata a personalizar o tratamento de acordo com os sintomas específicos apresentados pelo indivíduo.

As rubricas em homeopatia são extensas e abrangem ampla gama de sintomas. Não é possível listar todas as rubricas aqui, pois elas são muito numerosas e variadas. No entanto, vamos listar algumas rubricas como exemplo:

  1. Abandono: Rubrica que descreve sintomas relacionados ao sentimento de abandono ou solidão.
  2. Acalmia: Rubrica que se refere a sintomas que são aliviados por estado de calma ou repouso.
  3. Acorde: Rubrica que inclui sintomas que ocorrem quando a pessoa acorda.
  4. Agravamento pela noite: Rubrica que descreve sintomas que pioram durante a noite.
  5. Ansiedade: Rubrica que engloba sintomas relacionados à ansiedade, como preocupação excessiva, inquietação etc.
  6. Ardor: Rubrica que se refere a sintomas de queimação, geralmente relacionados a condições como azia ou queimação na pele.
  7. Aversão a alimentos: Rubrica que lista sintomas de aversão ou intolerância a alimentos específicos.
  8. Aversão à luz: Rubrica que descreve sintomas de intolerância à luz, geralmente associada a condições como enxaqueca.
  9. Aversão ao toque: Rubrica que inclui sintomas de aversão a ser tocado ou a contato físico.
  10. Agitação: Rubrica que abrange sintomas de agitação, inquietação e balanço ao andar: Esta rubrica descreve sintomas em que a pessoa se sente desequilibrada ou tem dificuldade em manter o equilíbrio ao caminhar.
  11. Bebida alcoólica, desejo por: Indica um desejo intenso por álcool, que pode ser um sintoma relevante em alguns casos de dependência alcoólica.
  12. Bebida, aversão a: Esta rubrica refere-se a uma aversão a bebidas, e inclui água e outros líquidos. Pode ser útil em casos de aversão a alimentos e bebidas específicas.
  13. Borbulhas ou erupções cutâneas: Descreve sintomas de erupções cutâneas na pele, muitas vezes acompanhados de bolhas ou pústulas.
  14. Bulimia: Esta rubrica trata de sintomas relacionados à bulimia, distúrbio alimentar caracterizado por episódios de ingestão excessiva de alimentos seguidos por comportamentos compensatórios, como vômitos.
  15. Bullying, vítima de: Indica sintomas de alguém que está sendo alvo de bullying, o que pode causar problemas emocionais e psicológicos.
  16. Bursite: Esta rubrica aborda sintomas associados à inflamação da bursa, uma pequena bolsa cheia de líquido que atua como amortecedor entre os ossos, tendões e músculos.
  17. Bexiga, inflamação: Descreve sintomas de inflamação na bexiga, que podem incluir dor, urgência urinária e micção frequente.
  18. Bexiga, incontinência urinária: Indica sintomas de perda involuntária de urina, que podem ocorrer ao tossir, espirrar ou sem aviso.
  19. Bexiga, pedra na: Esta rubrica trata de sintomas relacionados à presença de pedras na bexiga, o que pode causar dor e problemas urinários.
  20. Balanço ao andar: Esta rubrica descreve sintomas em que a pessoa se sente desequilibrada ou tem dificuldade em manter o equilíbrio ao caminhar.
  21. Calafrios: Descreve sintomas de tremores ou arrepios que muitas vezes estão associados a febres ou resfriados. Essa rubrica pode ajudar na escolha de remédios para condições em que os calafrios são sintoma proeminente.
  22. Cansaço: Indica sintomas de fadiga ou exaustão, que podem ser físicos, emocionais ou mentais. Pode ser útil para selecionar remédios para pessoas que estão constantemente cansadas.
  23. Cefaleia: Esta é rubrica importante que aborda sintomas de dor de cabeça. Existem inúmeras sub-rubricas que descrevem diferentes tipos de dores de cabeça, como enxaqueca, cefaleia tensional, dor latejante, etc.
  24. Cólicas: Descreve sintomas de dor abdominal intensa, frequentemente associados a espasmos musculares. Essa rubrica é útil para selecionar remédios para problemas gastrointestinais, como cólicas menstruais ou cólicas infantis.
  25. Constipação: Esta rubrica trata de sintomas de prisão de ventre, onde o paciente tem dificuldade em evacuar as fezes. Pode ser usada para encontrar remédios para distúrbios gastrointestinais relacionados à constipação.
  26. Corrimento nasal: Indica sintomas de nariz com coriza ou congestão nasal. É útil para selecionar remédios para resfriados, alergias ou outras condições nasais.
  27. Cough (Tosse): Esta é outra rubrica importante com várias sub-rubricas que descrevem diferentes tipos de tosse, como tosse seca, tosse com expectoração, tosse noturna, etc. Ajuda a encontrar remédios para problemas respiratórios.
  28. Crises de ansiedade: Descreve episódios agudos de ansiedade intensa, que podem estar associados a sintomas físicos e emocionais graves. É relevante para a seleção de remédios em casos de ataques de pânico.
  29. Crises de choro: Indica sintomas de choro incontrolável, que podem ocorrer devido a várias razões emocionais. Essa rubrica pode ser útil para selecionar remédios em casos de tristeza profunda.
  30. Criança, aversão ao sexo oposto: Esta rubrica refere-se a sintomas de crianças que têm aversão a pessoas do sexo oposto. Pode ser relevante em casos de crianças que são muito tímidas ou têm dificuldades nas interações sociais com o sexo oposto. Ou ainda, pode indicar a possibilidade de interações não saudáveis com o sexo oposto.
  31. Desejo sexual aumentado: Esta rubrica indica um desejo sexual excessivo ou aumentado, que pode ser relevante em casos de hipersexualidade ou libido elevada.
  32. Desejo sexual diminuído: Indica uma diminuição do desejo sexual, que pode ser um sintoma de disfunção sexual ou outros problemas de saúde.
  33. Dentes, dor nos: Descreve sintomas de dor nos dentes, que podem ser causados por cáries, inflamação das gengivas ou outros problemas bucais.
  34. Depressão: Esta é rubrica importante que aborda sintomas de tristeza profunda, falta de interesse, fadiga, alterações no sono e no apetite, e outros sintomas associados à depressão.
  35. Dermatite: Indica sintomas de inflamação da pele, muitas vezes acompanhados de erupções cutâneas, vermelhidão, coceira e outros sintomas de pele irritada.
  36. Desmaio: Descreve sintomas de desmaio ou perda de consciência temporária. Pode ser relevante em casos de síncope.
  37. Desnutrição: Esta rubrica trata de sintomas associados à falta de nutrição adequada, inclui fraqueza, perda de peso e deficiências nutricionais.
  38. Diabetes: Indica sintomas relacionados ao diabetes, como aumento da sede, micção frequente, fome excessiva e outros sintomas característicos da doença.
  39. Diarreia: Esta é rubrica importante que descreve sintomas de fezes soltas e frequentes, muitas vezes acompanhados de cólicas abdominais.
  40. Distensão abdominal: Descreve sintomas de inchaço ou distensão na área abdominal, que pode ser causada por gases, constipação ou outras condições gastrointestinais.
  41. Eczema: Indica sintomas de inflamação da pele caracterizada por erupções cutâneas, vermelhidão, coceira e, às vezes, descamação. Pode ser útil na seleção de remédios para problemas de pele, como eczema.
  42. Edema: Descreve sintomas de inchaço devido ao acúmulo de líquidos nos tecidos, geralmente nas extremidades, como pernas e tornozelos.
  43. Enurese noturna: Esta rubrica trata de sintomas de incontinência urinária durante o sono, comumente conhecida como “xixi na cama”. Pode ser relevante para casos de enurese infantil.
  44. Epistaxe (hemorragia nasal): Indica sintomas de sangramento nasal, que podem ser causados por variedade de razões, como irritação ou problemas nasais.
  45. Eritema nodoso: Descreve sintomas de inflamação dos nódulos subcutâneos da pele, resulta em nódulos vermelhos e dolorosos. É condição que pode estar associada a várias causas subjacentes.
  46. Esquecimento: Esta rubrica engloba sintomas de esquecimento ou perda de memória, que podem ser de natureza temporária ou crônica.
  47. Estresse: Indica sintomas relacionados ao estresse, como ansiedade, nervosismo, inquietação e outros sintomas emocionais e físicos associados ao estresse.
  48. Estridor (ruído agudo ao respirar): Descreve sintomas de ruído agudo ou chiado durante a respiração, muitas vezes associados a obstrução das vias respiratórias.
  49. Exantema (erupção cutânea): Indica sintomas de erupções cutâneas na pele, que podem ser causadas por várias condições, inclui alergias, infecções virais, entre outras.
  50. Expectoração (tosse com expectoração): Esta rubrica trata de sintomas de tosse produtiva, onde o paciente expectora muco ou catarro dos pulmões.
  51. Febre: Indica sintomas de aumento da temperatura corporal, muitas vezes associados a infecções ou inflamações. A febre é geralmente sintoma de outra condição subjacente.
  52. Flatulência (gases): Descreve sintomas de acúmulo de gases no trato gastrointestinal, frequentemente acompanhados de inchaço e desconforto abdominal.
  53. Fobia: Esta rubrica engloba sintomas de medo intenso e irracional em relação a situação, objeto ou animal específico. Pode ser usado para selecionar remédios em casos de fobias específicas, como claustrofobia (medo de lugares fechados).
  54. Frieira: Indica sintomas de inflamação da pele, especialmente nas extremidades, devido à exposição ao frio. A pele fica avermelhada, inchada e dolorida.
  55. Furúnculo: Descreve sintomas de infecção de folículo piloso da pele, resulta em protuberância vermelha, inchada e dolorosa. Os furúnculos são geralmente causados por bactérias.
  56. Fotofobia (sensibilidade à luz): Esta rubrica trata de sintomas em que a pessoa é extremamente sensível à luz, o que pode ser sintoma de condições oculares ou enxaqueca.
  57. Flatulência fétida (gases com odor forte): Indica sintomas de gases com odor particularmente forte e desagradável, que podem ser causados por problemas digestivos.
  58. Fala, dificuldade na: Descreve sintomas de dificuldade em falar, que podem ser causados por problemas físicos, neurológicos ou emocionais.
  59. Fibromialgia: Esta rubrica se refere a sintomas associados à fibromialgia, uma condição caracterizada por dor muscular generalizada, fadiga e sensibilidade em pontos específicos do corpo.
  60. Fraqueza: Indica sintomas de fraqueza muscular ou falta de energia. Pode ser relevante em casos de condições debilitantes ou desnutrição.
  61. Garganta, dor de: Indica sintomas de dor na garganta, que podem ser causados por infecções virais ou bacterianas, inflamação ou irritação.
  62. Gases: Descreve sintomas de acúmulo de gases no trato gastrointestinal, frequentemente acompanhados de inchaço, distensão abdominal e flatulência.
  63. Gengivas, sangramento das: Esta rubrica aborda sintomas de sangramento das gengivas, muitas vezes relacionados a problemas bucais, como gengivite.
  64. Ginecomastia: Indica sintomas de crescimento anormal das glândulas mamárias em homens, resulta em mamas inchadas. Pode ser causada por distúrbios hormonais ou medicamentos.
  65. Gotas nos olhos: Esta rubrica se refere a sintomas de olhos lacrimejantes ou com produção excessiva de lágrimas. Pode ser relevante em casos de alergias oculares.
  66. Gota: Descreve sintomas associados à gota, uma condição caracterizada por ataques recorrentes de dor nas articulações devido ao acúmulo de ácido úrico no sangue.
  67. Gravidez, náusea durante a: Indica sintomas de náuseas e vômitos que ocorrem durante a gravidez, comumente conhecidos como “enjoo matinal.”
  68. Gripe: Esta é rubrica importante que aborda sintomas de infecção gripal, como febre, calafrios, dor de cabeça, dor muscular e congestão nasal.
  69. Gritos durante o sono: Descreve sintomas de gritos ou vocalizações durante o sono, muitas vezes associados a distúrbios do sono, como terrores noturnos.
  70. Gagueira: Indica sintomas de dificuldade em falar fluentemente, com repetições de sons ou palavras. Pode ser um distúrbio da fala.
  71. Halitose (mau hálito): Indica sintomas de mau hálito persistente, muitas vezes relacionado a problemas bucais, como cáries ou infecções na boca.
  72. Hematomas: Descreve sintomas de manchas roxas ou hemorragias sob a pele, muitas vezes causadas por traumas.
  73. Hemorragia nasal (epistaxe): Esta rubrica aborda sintomas de sangramento nasal, que podem ser causados por irritação, lesões ou condições médicas.
  74. Herpes labial: Indica sintomas de feridas ou bolhas nos lábios ou ao redor da boca, geralmente causadas por infecção pelo vírus herpes simplex.
  75. Hipertensão: Descreve sintomas de pressão arterial elevada, que pode ser fator de risco para doenças cardiovasculares.
  76. Hipocondria: Esta rubrica engloba sintomas de preocupação excessiva com a saúde, com medo de estar doente ou desenvolver doenças graves.
  77. Hiperatividade: Indica sintomas de excesso de atividade motora e inquietação, frequentemente observados em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
  78. Hiperidrose (suor excessivo): Descreve sintomas de sudorese excessiva, que pode ocorrer em áreas como axilas, mãos ou pés.
  79. Hipotensão: Indica sintomas de pressão arterial baixa, que pode levar a tonturas, fraqueza e desmaios.
  80. Histeria: Esta rubrica trata de sintomas de comportamento histérico, que incluem reações emocionais exageradas, dramáticas e impulsivas.
  81. Icterícia: Indica sintomas de coloração amarelada da pele e dos olhos, muitas vezes associada a problemas no fígado ou na vesícula biliar.
  82. Impotência: Descreve sintomas de dificuldade persistente em obter ou manter uma ereção em homens, que afeta a função sexual.
  83. Incontinência urinária: Esta rubrica trata de sintomas de perda involuntária de urina, que podem ocorrer ao tossir, espirrar ou sem aviso, tanto em homens quanto em mulheres.
  84. Indigestão: Indica sintomas de desconforto gástrico após a ingestão de alimentos, frequentemente associados a azia, eructação (arroto) ou regurgitação.
  85. Infecção do trato urinário (ITU): Descreve sintomas de infecções no sistema urinário, inclui a bexiga e os rins, que podem causar dor ao urinar, urgência urinária e frequência aumentada de micção.
  86. Inflamação: Esta rubrica aborda sintomas de inflamação em várias partes do corpo, inclui articulações, órgãos internos ou pele.
  87. Insônia: Indica sintomas de dificuldade em adormecer ou manter o sono, resulta em sono insuficiente e problemas de descanso.
  88. Irritabilidade: Descreve sintomas de irritação ou impaciência excessiva, frequentemente acompanhados de respostas emocionais intensas a estímulos externos.
  89. Itch (coceira): Esta rubrica se refere a sintomas de coceira intensa na pele, que podem ser causados por várias condições, como alergias ou infecções.
  90. Icterícia neonatal: Indica sintomas de icterícia em recém-nascidos, condição comum que resulta em coloração amarelada da pele e dos olhos devido ao excesso de bilirrubina.
  91. Janete, aversão a: Esta rubrica se refere a aversão a pessoas chamadas “Janete”. Pode parecer específica demais, mas é um exemplo de como a homeopatia pode levar em consideração sintomas muito particulares relatados pelo paciente.
  92. Jet lag (descompensação horária): Indica sintomas associados ao desequilíbrio do relógio biológico devido a viagens em diferentes fusos horários, inclui insônia, fadiga, irritabilidade e outros sintomas relacionados à adaptação ao novo fuso horário.
  93. Jugo, sensação de: Descreve a sensação de peso ou opressão na região torácica, como se houvesse peso ou jugo no peito.
  94. Keratite (inflamação da córnea): Indica sintomas de inflamação da córnea, a parte transparente da frente do olho. A keratite pode ser causada por infecções ou lesões oculares.
  95. Kit, aversão a: Esta rubrica se refere a aversão a kits ou conjuntos de objetos. É exemplo de como a homeopatia pode levar em consideração sintomas muito específicos relatados pelo paciente.
  96. Kleptomania: Descreve sintomas de impulsos incontroláveis de roubar itens desnecessários. A kleptomania é um distúrbio comportamental.
  97. Knee (joelho, dor no): Esta rubrica trata de sintomas de dor no joelho, que podem ser causados por lesões, inflamações ou condições médicas subjacentes.
  98. Kwashiorkor: Indica sintomas associados ao kwashiorkor, uma forma grave de desnutrição infantil que resulta em inchaço abdominal, desnutrição, fraqueza e outros sintomas.
  99. Laringite: Indica sintomas de inflamação da laringe, que resultando em rouquidão, dor de garganta e dificuldade ao falar.
  100. Língua, dor na: Esta rubrica se refere a sintomas de dor na língua, que podem ser causados por lesões, infecções ou outras condições bucais.
  101. Lumbago (dor lombar): Descreve sintomas de dor na região lombar da coluna vertebral, muitas vezes relacionada a tensão muscular ou problemas na coluna.
  102. Luto: Indica sintomas associados ao luto pela perda de ente querido, ou animal de estimação, como tristeza profunda, choro e melancolia.
  103. Lábio, erupção no: Esta rubrica se refere a sintomas de erupções cutâneas ou feridas nos lábios, que podem ser causadas por infecções virais, como o herpes labial.
  104. Labirintite: Indica sintomas de inflamação no labirinto do ouvido interno, e que resulta em tontura, vertigem e desequilíbrio.
  105. Lupus eritematoso sistêmico (LES): Descreve sintomas associados aos lúpus, doença autoimune que afeta várias partes do corpo, inclui articulações, pele, rins e órgãos internos.
  106. Laringospasmo: Indica sintomas de espasmo na laringe, resulta em dificuldade respiratória e estridor (ruído agudo durante a respiração).
  107. Leucorreia (corrimento vaginal): Esta rubrica se refere a sintomas de corrimento vaginal anormal, que pode ser causado por infecções ou desequilíbrios hormonais.
  108. Linfadenopatia (inchaço dos gânglios linfáticos): Indica sintomas de inchaço dos gânglios linfáticos, que podem ser causados por infecções ou outras condições médicas.
  109. Meningite: Indica sintomas de inflamação das meninges, as membranas que cobrem o cérebro e a medula espinhal, frequentemente associada a febre, dor de cabeça intensa e rigidez do pescoço.
  110. Menopausa, sintomas da: Esta rubrica aborda sintomas associados à menopausa, como ondas de calor, sudorese noturna, alterações de humor e distúrbios do sono.
  111. Micção frequente: Descreve sintomas de necessidade frequente e urgente de urinar, muitas vezes associada a problemas na bexiga ou infecções do trato urinário.
  112. Migraña (enxaqueca): Esta é uma rubrica importante que engloba sintomas de enxaquecas, inclui dor de cabeça intensa, muitas vezes acompanhada de náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som.
  113. Má digestão: Indica sintomas de desconforto gástrico após a ingestão de alimentos, frequentemente associados a azia, eructação (arroto) ou regurgitação.
  114. Medo, sensação de: Descreve a sensação de medo inexplicável ou ansiedade sem motivo aparente.
  115. Melancolia: Esta rubrica engloba sintomas de tristeza profunda, desesperança, desânimo e isolamento social.
  116. Mordida de animal: Indica sintomas após uma mordida de animal, o que pode ser relevante em casos de possível infecção ou reação alérgica.
  117. Música, aversão à: Esta rubrica refere-se a uma aversão à música, que pode ser relevante em casos de sensibilidade extrema ao som.
  118. Mãos, suor nas: Descreve sintomas de suor excessivo nas mãos, o que pode ser embaraçoso e afetar a autoconfiança.
  119. Náusea: Indica sintomas de sensação de desconforto no estômago que muitas vezes precede o vômito. A náusea pode ser causada por várias condições, inclui infecções, gravidez ou enjoo de movimento.
  120. Nervo, sensação de ser nervo a flor da pele: Descreve a sensação de extrema sensibilidade emocional ou irritabilidade, como se estivesse “à flor da pele”.
  121. Nervo, sensação de ser nervo no estômago: Esta rubrica se refere a uma sensação de ansiedade intensa ou borboletas no estômago devido ao nervosismo.
  122. Neurastenia: Indica sintomas de fraqueza física e mental, fadiga extrema, falta de concentração e irritabilidade, frequentemente associados ao estresse crônico.
  123. Neuralgia: Descreve sintomas de dor intensa que segue o curso de um nervo, muitas vezes descrita como dor aguda e lancinante.
  124. Nictúria: Esta rubrica trata de sintomas de micção frequente durante a noite, o que pode afetar a qualidade do sono.
  125. Noite, terror na: Indica sintomas de episódios de terror noturno, um distúrbio do sono caracterizado por gritos e agitação durante o sono.
  126. Nó na garganta: Descreve a sensação de um “nó” ou obstrução na garganta, muitas vezes relacionada a ansiedade ou estresse emocional.
  127. Numbness (dormência): Esta rubrica se refere a sintomas de dormência ou falta de sensibilidade em partes do corpo, frequentemente associados a problemas neurológicos.
  128. Nariz entupido: Indica sintomas de congestão nasal, onde as passagens nasais estão obstruídas, dificultando a respiração pelo nariz.
  129. Obesidade: Indica sintomas de excesso de peso ou obesidade, frequentemente associados a problemas de saúde, como diabetes e doenças cardiovasculares.
  130. Olfato, hipersensibilidade ao odor: Esta rubrica aborda sintomas de hipersensibilidade ao odor, onde o paciente pode ter sensação intensificada de cheiros.
  131. Osteoartrite: Descreve sintomas de osteoartrite, uma condição de desgaste das articulações que resulta em dor e limitação de movimento.
  132. Osteoporose: Indica sintomas de perda de densidade óssea, o que torna os ossos frágeis e suscetíveis a fraturas.
  133. Otite (infecção de ouvido): Esta rubrica se refere a sintomas de infecção no ouvido, que podem causar dor, desconforto e diminuição da audição.
  134. Outono, agravamento dos sintomas no: Descreve agravamento de sintomas específicos durante a estação do outono, como alergias sazonais.
  135. Obstrução nasal: Indica sintomas de bloqueio ou obstrução das passagens nasais, dificulta a respiração pelo nariz.
  136. Olhos, coceira nos: Esta rubrica trata de sintomas de coceira intensa nos olhos, muitas vezes causada por alergias oculares.
  137. Olhos, secura nos: Indica sintomas de olhos secos, que podem resultar em sensação de areia nos olhos, vermelhidão e desconforto.
  138. Odor corporal, aversão ao próprio: Descreve sintomas de aversão ao próprio odor corporal, que pode ser de natureza psicológica.
  139. Pele, erupção cutânea na: Indica sintomas de erupções cutâneas na pele, que podem ser causadas por variedade de condições, como alergias, infecções ou irritações.
  140. Pânico: Descreve sintomas de ataques de pânico, que incluem ansiedade extrema, palpitações cardíacas, dificuldade em respirar e sensação avassaladora de medo.
  141. Perda de peso não intencional: Indica sintomas de perda de peso que ocorrem sem causa óbvia, o que pode ser sinal de várias condições médicas subjacentes.
  142. Perturbação do sono: Esta rubrica aborda sintomas de distúrbios do sono, como insônia, pesadelos, sonambulismo e outros problemas relacionados ao sono.
  143. Picadas de insetos: Indica sintomas após picadas de insetos, como coceira, inchaço, vermelhidão e dor. Pode ser relevante em casos de reações alérgicas.
  144. Prisão de ventre: Descreve sintomas de dificuldade em evacuar, fezes endurecidas e infrequência nas evacuações.
  145. Palpitações cardíacas: Indica sintomas de batimentos cardíacos rápidos, fortes ou irregulares, muitas vezes associados à ansiedade ou distúrbios cardíacos.
  146. Pés frios: Esta rubrica trata de sintomas de pés frios, que podem ser causados por má circulação ou exposição ao frio.
  147. Pâncreas, inflamação do: Indica sintomas de inflamação do pâncreas, conhecida como pancreatite, que pode causar dor abdominal intensa e outros sintomas.
  148. Paladar, alteração do: Descreve sintomas de alterações no paladar, como gosto metálico na boca ou perda de paladar.
  149. Queda de cabelo: Indica sintomas de perda de cabelo excessiva, que pode ser causada por várias razões, inclui fatores genéticos, estresse ou condições médicas.
  150. Quente, aversão ao calor: Descreve a aversão a temperaturas quentes ou intolerância ao calor.
  151. Queimadura (lesão por queimadura): Esta rubrica se refere a sintomas de lesões causadas por queimaduras, que podem variar em gravidade.
  152. Quisto (cisto): Indica sintomas relacionados a cistos, que são bolsas cheias de fluido ou material semelhante a pus, que podem ocorrer em várias partes do corpo.
  153. Rinite alérgica: Indica sintomas de inflamação da mucosa nasal devido a alergias, inclui espirros, coriza, coceira no nariz e olhos lacrimejantes.
  154. Reumatismo: Descreve sintomas de dor nas articulações, rigidez e inflamação, frequentemente associados a condições reumáticas, como artrite.
  155. Resfriado comum: Esta rubrica aborda sintomas do resfriado comum, como congestão nasal, tosse, espirros, dor de garganta e febre baixa.
  156. Ronco: Indica sintomas de ruídos respiratórios altos durante o sono, muitas vezes causados por obstrução das vias aéreas superiores.
  157. Rubéola: Descreve sintomas da rubéola, uma doença viral caracterizada por erupção cutânea, febre baixa e linfonodos inchados.
  158. Ranger de dentes (bruxismo): Indica sintomas de ranger ou apertar os dentes durante o sono, o que pode causar desgaste dentário e dor facial.
  159. Retenção de líquidos: Esta rubrica trata de sintomas de acúmulo anormal de líquidos no corpo, que resulta em inchaço e ganho de peso.
  160. Refluxo gastroesofágico: Indica sintomas de refluxo de ácido do estômago para o esôfago, causa azia, regurgitação ácida e dor no peito.
  161. Raiva: Descreve sintomas de raiva intensa, agressividade e comportamento explosivo.
  162. Rigidez: Indica sintomas de rigidez muscular ou articular, frequentemente associada a dificuldade de movimento.
  163. Sinusite: Indica sintomas de inflamação dos seios da face,que resulta em congestão nasal, dor facial, dor de cabeça e secreção nasal.
  164. Sono, distúrbios do: Esta rubrica aborda sintomas de vários distúrbios do sono, inclui insônia, pesadelos, sonambulismo e apneia do sono.
  165. Stress: Descreve sintomas relacionados ao estresse, como ansiedade, tensão, irritabilidade e dificuldade em relaxar.
  166. Síndrome do intestino irritável (SII): Indica sintomas associados à SII, inclui dor abdominal, inchaço, diarreia e constipação.
  167. Síndrome pré-menstrual (SPM): Esta rubrica aborda sintomas físicos e emocionais que ocorrem nas semanas que antecedem a menstruação, como irritabilidade, inchaço, dor mamária e mudanças de humor.
  168. Sintomas menstruais: Indica sintomas associados ao ciclo menstrual, inclui menstruação irregular, sangramento abundante ou escasso e cólicas.
  169. Suor excessivo: Descreve sintomas de sudorese excessiva, que pode ocorrer em áreas como axilas, mãos ou pés.
  170. Sangramento vaginal anormal: Indica sintomas de sangramento vaginal fora do período menstrual normal, que pode ser causado por várias condições, como miomas uterinos ou distúrbios hormonais.
  171. Sintomas de menopausa: Esta rubrica trata de sintomas associados à transição para a menopausa, inclui ondas de calor, sudorese noturna e alterações no ciclo menstrual.
  172. Sarampo: Indica sintomas do sarampo, doença viral caracterizada por febre, erupção cutânea e sintomas respiratórios.
  173. Tosse: Indica sintomas de tosse, que podem ser causados por várias condições, como resfriados, alergias ou infecções respiratórias.
  174. Tontura: Descreve sintomas de vertigem, sensação de instabilidade ou perda de equilíbrio, muitas vezes relacionados a distúrbios do ouvido interno.
  175. Tireoide, distúrbios da: Esta rubrica aborda sintomas relacionados a distúrbios da tireoide, inclui hipotireoidismo e hipertireoidismo, que afetam o metabolismo e podem causar sintomas variados.
  176. Tristeza: Indica sintomas de tristeza profunda, desesperança e melancolia.
  177. Tumores: Descreve sintomas associados a tumores ou crescimentos anormais em diferentes partes do corpo.
  178. Tremores: Indica sintomas de tremores involuntários, que podem afetar as mãos, braços ou outras partes do corpo.
  179. Tristeza, sensação de: Descreve a sensação de tristeza inexplicável ou melancolia profunda.
  180. Tosse com catarro: Esta rubrica aborda a tosse produtiva, onde há produção de catarro ou muco durante a tosse.
  181. Tiques: Indica sintomas de movimentos ou vocalizações involuntárias, frequentemente associados ao Transtorno de Tourette.
  182. Transpiração noturna: Descreve sintomas de sudorese excessiva durante a noite, que pode afetar o sono.
  183. Úlcera (lesão ulcerosa): Indica sintomas de úlceras, que são feridas abertas na pele ou nas membranas mucosas, frequentemente causadas por infecções ou lesões.
  184. Urina com sangue (hematúria): Descreve sintomas de presença de sangue na urina, que pode ser sinal de várias condições médicas, inclui infecções urinárias, cálculos renais ou doenças renais.
  185. Urina frequente: Indica sintomas de necessidade frequente de urinar, muitas vezes associada a problemas na bexiga ou infecções do trato urinário.
  186. Urticária (erupção cutânea alérgica): Esta rubrica aborda sintomas de urticária, erupção cutânea pruriginosa causada por reações alérgicas.
  187. Unhas quebradiças: Indica sintomas de unhas frágeis que quebram facilmente, o que pode ser devido a deficiências nutricionais ou outros fatores.
  188. Úlcera péptica: Descreve sintomas de úlceras no trato digestivo, especialmente no estômago ou no duodeno.
  189. Urina escassa: Indica sintomas de produção de urina reduzida, que pode ser causada por desidratação ou problemas renais.
  190. Vômito: Indica sintomas de expulsão do conteúdo gástrico do estômago pela boca, muitas vezes devido a infecções, intoxicações alimentares ou outras causas.
  191. Vertigem: Descreve sintomas de tontura, sensação de instabilidade ou perda de equilíbrio, frequentemente associados a distúrbios do ouvido interno.
  192. Varizes: Indica sintomas relacionados a veias dilatadas e tortuosas, frequentemente nas pernas, que podem causar dor, inchaço e desconforto.
  193. Verrugas: Esta rubrica aborda sintomas de verrugas cutâneas, que são crescimentos benignos da pele causados pelo papilomavírus humano (HPV).
  194. Vaginite (inflamação vaginal): Indica sintomas de inflamação da vagina, frequentemente associada a infecções, alergias ou desequilíbrios hormonais.
  195. Vesícula biliar, distúrbios da: Descreve sintomas relacionados a distúrbios da vesícula biliar, como cálculos biliares, que podem causar dor abdominal intensa.
  196. Visão turva: Indica sintomas de visão embaçada ou turva, que pode ser causada por uma variedade de razões, inclui problemas de refração ou condições oculares.
  197. Varicela (catapora): Esta rubrica trata de sintomas da varicela, uma doença viral caracterizada por erupção cutânea com prurido, febre e mal-estar.
  198. Voz rouca: Indica sintomas de rouquidão na voz, que pode ser causada por irritação das cordas vocais, infecções ou outros problemas.

Lembre-se de que essas são apenas algumas das rubricas. O Repertório homeopático é muito extenso e inclui muitas outras rubricas que cobrem ampla variedade de sintomas e condições. Para encontrar a rubrica mais apropriada para caso específico, o homeopata examinará detalhadamente os sintomas relatados pelo paciente e usará o Repertório para orientar a seleção do remédio homeopático apropriado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LATHOUD, J.A. Estudos de Matéria Médica Homeopática, 3ª ed. São Paulo: Editora Organon, 2021.

RIBEIRO FILHO, Ariovaldo. Repertório de Homeopatia, 2ª ed. 4ª reimpressão. São Paulo: Editora Organon, 2022.

HOMEOBRAS – Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ciência da Homeopatia.

FAVILLA, José Paulo – SIHORE MAX V7.0 – Sistema de Homeopatia Repertorial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *