Blog Shen

Da essência à integralidade !

Por Susilaine Moraes Aquino

O Antimonium tartaricum é medicamento homeopático preparado a partir do tartarato de antimônio e é usado na homeopatia para tratar variedade de condições de saúde. Em linguagem técnica, a preparação homeopática do Antimonium tartaricum envolve processo de potenciação, no qual pequenas quantidades da substância original são diluídas repetidamente em água ou álcool e agitadas vigorosamente. Esse processo de diluição e agitação é repetido várias vezes, resulta em altas diluições, frequentemente expressas em escalas como centesimais (CH) ou decimal (DH).

De acordo com os princípios da homeopatia, quanto mais diluída a substância, maior é o seu potencial de cura, conforme descrito na “lei dos semelhantes”. Portanto, o Antimonium tartaricum altamente diluído é usado para tratar condições em que os sintomas do paciente se assemelham aos que seriam causados pelo uso não diluído do tartarato de antimônio.

As indicações clínicas típicas para o Antimonium tartaricum na homeopatia incluem problemas respiratórios, como tosse com expectoração espessa, dificuldade respiratória e congestão pulmonar. Também pode ser usado para tratar sintomas gastrointestinais, como náuseas, vômitos, diarreia e indigestão. A seleção específica do medicamento e da dosagem é determinada por homeopata com base na avaliação dos sintomas individuais do paciente, de acordo com os princípios da homeopatia.

É importante destacar que a homeopatia é altamente individualizada e que o remédio certo é escolhido com base em análise completa do paciente por homeopata qualificado. Além disso, Antimonium tartaricum é usado para tratar variedade de condições físicas, além das questões emocionais, e deve ser administrado sob a supervisão de profissional de saúde homeopata.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LATHOUD, J.A. Estudos de Matéria Médica Homeopática, 3ª ed. São Paulo: Editora Organon, 2021.

RIBEIRO FILHO, Ariovaldo. Repertório de Homeopatia, 2ª ed. 4ª reimpressão. São Paulo: Editora Organon, 2022.

HOMEOBRAS – Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ciência da Homeopatia.

FAVILLA, José Paulo – SIHORE MAX V7.0 – Sistema de Homeopatia Repertorial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *