Por Susilaine Moraes Aquino
A neurociência sustenta firmemente a afirmação de que “amigos requerem atenção”. Isso se deve ao modo como o cérebro humano lida com relacionamentos sociais e como a atenção desempenha um papel fundamental na manutenção de amizades saudáveis.
Quando interagimos com amigos e pessoas queridas, áreas do cérebro associadas à recompensa, como o núcleo accumbens, são ativadas. Essas interações desencadeiam a liberação de dopamina, um neurotransmissor ligado à sensação de prazer e bem-estar. Portanto, dar atenção aos amigos não apenas fortalece os laços emocionais, mas também nos faz sentir bem.
Além disso, a neurociência também mostra que o cérebro é altamente adaptável, o que significa que os relacionamentos podem ser fortalecidos e aprofundados por meio da atenção contínua. Quando prestamos atenção aos detalhes, às necessidades e às emoções de nossos amigos, fortalecemos as conexões neurais que promovem a empatia, a compreensão e o apoio mútuo.
Por outro lado, a falta de atenção ou negligência pode enfraquecer os laços sociais e levar ao distanciamento entre amigos. A ausência de interações significativas pode resultar em menos liberação de dopamina e, eventualmente, afetar negativamente o relacionamento.
Portanto, com base na neurociência, é evidente que a atenção é fundamental para a construção e a manutenção de amizades saudáveis, uma vez que nossos cérebros são projetados para se beneficiar de interações sociais positivas e atentas.
Fonte: Instituto Shen
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?
Agradeço pela avaliação. Qual é a sua dúvida?