Por Susilaine Moraes Aquino
Torne sua vida ainda mais saudável! Desperte sua essência com a aromaterapia!
Definição
A aromaterapia é prática terapêutica milenar, que utiliza óleos essenciais extraídos de recursos da natureza a fim de promover o equilíbrio integral e o bem-estar físico, mental e emocional. Os óleos essenciais contêm compostos voláteis que oferecem propriedades terapêuticas, o que inclui efeitos anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes.
ÓLEOS ESSENCIAIS
Os ÓLEOS ESSENCIAIS são substâncias líquidas ou semilíquidas, voláteis e aromáticas, extraídas das plantas por meio destilação ou pressão a frio.
1. AÇAÍ – extraído da polpa do fruto, o óleo vegetal de Açaí traz inúmeros benefícios para a manutenção do equilíbrio da pele e dos cabelos. Possui alto conteúdo de ácido oléico e linoléico, bem como vitamina E, fitoesteróis e antocianina, substância que dá a coloração arroxeada e de forte poder antioxidante. O óleo vegetal de Açaí auxilia na prevenção contra os sinais de envelhecimento, na prevenção de estrias e hidrata profundamente a pele. Saiba mais …
2. ALECRIM – para problemas respiratórios em geral, já que é expectorante e descongestionante. Indicado em casos de: gripes, sinusites, tosse e resfriados, dores musculares e articulares analgésico e anti-inflamatório. Além disso, é estimulante da concentração, cognição e memória, combate a queda de cabelos e estimula o crescimento saudável de novos fios. Atenção: deve ser evitado durante a gravidez e em casos de asma, hipertensão e epilepsia. Pode causar insônia e inquietação. Deve ser usado com moderação. Saiba mais …
3. ARTEMÍSIA – entre as plantas mais completas da flora medicinal. O óleo é indicado em casos de cólicas menstruais e estomacais, desconfortos da menopausa, e também para enjoos e indigestão. Atua como relaxante do sistema nervoso. É potente antimicrobiano, combate micoses e escabiose. Pode ser usado na aromatização de ambientes como repelente de mosquitos. Atenção: deve ser evitado durante a gravidez. Saiba mais …
4. BERGAMOTA – aroma agradável, frequentemente usado em perfumarias. Ação relaxante e como antidepressivo, indicado para tratar ansiedade, depressão, estresse, insônia e instabilidade emocional. Indicado também para tratar psoríase, eczemase seborreia. Age como descongestionante do sistema linfático, e é eficaz para tratar celulite. Devido a ação fotossensibilizante, tem sido aplicado em casos de vitiligo. Atenção: é fotossensível, não se expor ao sol após a aplicação. Saiba mais …
5. CAMOMILA – ação analgésica, antidepressiva, antiflatulenta, anti-inflamatória, antinevrálgica, antisséptica, antitérmica, cicatrizante, digestiva, diurética, emenagoga, hepática, neural, relaxante muscular, sedativa e tônica. Atenção: pode causar sonolência e dermatite em pessoas alérgicas. Saiba mais …
6. CANELA CÁSSIA – potente antimicrobiano, capaz de combater diversas bactérias (Streptococcus, Salmonella, Pseudomonas e E.Coli). Ativa a circulação (vasodilatador), anticoagulante, estimula o fluxo sanguíneo. Alivia dores reumáticas e musculares, e cólicas menstruais. Inseticida natural. Inibe a produção de melanina, portanto indicado para tratamentos de manchas da pele. Atenção: concentração máxima de uso na pele: 0,01% (dermo cáustico). Saiba mais…
7. CEDRO – aroma amadeirado suave, nota de base para perfumaria. Age como sedativo, reduz a ansiedade e o estresse. Também indicado para infecções respiratórias (bronquite e tosse produtiva) em crianças. Tem baixa toxidade, não irrita a mucosa. Utilizado em estética para combate os sinais de envelhecimento (rugas), pois estimula a produção de colágeno e elastina. Saiba mais …
8. CIPRESTE – indicado para tratamentos de varizes e hemorroidas (aumenta a tonicidade das paredes venosas). Em estética, para tratar celulite. Além disso, age como tônico para a pele. Uso em caos de oleosidade, poros muito abertos, acne, cistos sebáceos, abcessos e furúnculos, já que regula as glândulas sebáceas. Possui o químico alfa-pipeno que ativa a fosfatase alcalina (enzima envolvida nos processos de calcificação óssea ), e assim auxilia na regeneração de cartilagens e osteoporose. Saiba mais …
9. CITRONELA – uso bastante comum e eficaz como repelente de mosquitos, baratas e carrapatos. Ação fungicida, combate micoses de pele e de unhas. Também possui potente ação analgésica e anti-inflamatória, uso em dores articulares e musculares. Além disso, reduz a transpiração excessiva e resolve odores dos pés. Indicado para peles oleosas, acneicas e inflamadas. Saiba mais …
10. COPAÍBA – nativa da Amazônia, muito conhecida e usada pelos índios. Seu óleo auxilia em inflamações articulares, tem ação cicatrizante, bactericida, germicida, expectorante e analgésica e antioxidante. Indicado para tratar: micoses de unhas, problemas respiratórios, sinusite, tosse, pneumonia e infecção de amigdalas. Na pele resolve: oleosidade, acne, espinhas, linhas de expressão. Em tratamento capilar: combate caspa e e confere brilho as cabelos. Saiba mais …
11. CRAVO – potente bactericida, fungicida, anti-inflamatório e antioxidante, além de analgésico local. Indicado para dor em dentes, picadas de insetos e dores em geral. Também combate micose de unha, além de atuar como repelente de mosquitos. Em estética, auxilia em tratamento de manchas escuras. Saiba mais …
12. ERVA-DOCE – efeito calmante e tonificante para a pele. Indicado para peles maduras, proporciona limpeza e previne envelhecimento. Favorece a digestão. Alivia náuseas e vômito. Uso em resfriados, como expectorante. Seu aroma acalma e relaxa. Em massagem linfática auxilia em tratamentos de celulite. Saiba mais …
13. EUCALIPTO CITRIODORA – potente bactericida, desinfetante, pesticida natural e repelente de insetos (70% de citronelal). Além disso, tem ação analgésica e anti-inflamatória, indicado para dores articulares e musculares. Comumente usado em saunas, por produzir aroma refrescante e beneficiar os pulmões. Pode ser aplicado em PETs para controle de carrapatos. Como aromatizador afasta ácaros, mosquitos e demais insetos. Saiba mais …
14.EUCALIPTO GLÓBULUS – conhecido por sua atuação no trato respiratório, como eficaz mucolitico e expectorante, além de anti-inflamatório e bactericida. Indicado em casos de gripe, resfriados, bronquite, asma, sinusite, rinite, pneumonia, dor de garganta, além de dores musculares. Também pode ser usado como repelente natural. Atenção: pode causar insônia se usado à noite. Saiba mais!
15. GENGIBRE – altamente antioxidante e anti-inflamatório, expectorante, mucolítico, analgésico, febrífugo, descongestionante venoso, linfático e digestivo. É indicado como tônico para a pele. Atua em dores e inflamações, reumatismo, em bronquite, tosse produtiva (catarro), e em congestão nasal. Excelente para uso em drenagem linfática. Também resolve vômitos, enjoos, náuseas, inclusive decorrentes da gravidez. Modo de uso: inalação ou massagem (diluído em óleo vegetal). Saiba mais!
16. GERÂNIO – extraído de folhas bastante aromáticas. Ação adstringente, analgésica, antidepressiva, anti-inflamatória, cicatrizante, citofilática, diurética, estimulante linfática, hemostática, tônica, vasoconstritora. Indicado para distúrbios femininos: menopausa, TPM, cólicas menstruais, fluxo menstrual irregular, seios doloridos e inchaço dos pés. Também pode ser usado como repelente de insetos em aromatizadores, e gera atmosfera relaxante. Atenção: pode causar insônia de usado à noite. Saiba mais!
17. GRAPEFRUIT – adstringente, antidepressivo, antisséptico, depurativo, diurético, estimulante linfático, tônico. Indicado para casos de acne, depressão, esgotamento nervoso, flacidez da pele, gripe, resfriado, retenção de líquidos, rigidez muscular. Atenção: é fototóxico, não deve ser usado 12 horas antes de exposição ao sol ou à luz artificial. Saiba mais!
18. HORTELÃ-PIMENTA – ou Mentha piperita. Tem aroma mentolado (alto teor de mentol e mentona). Inúmeros benefícios, ação: analgésica, antiespasmódica, antiflatulenta, antifúngica, descongestionante, anti-inflamatória, antisséptica, antitérmica, cefálica, colagoga, estomacal, expectorante, neural, vasoconstritora, estimulante da circulação. Além de ser refrescante e revigorante estimula a concentração e a motivação. Em estética é indicado para clareamento de manchas escuras, pode ser adicionado em máscara de argila branca. Atenção: pode causar inquietação e insônia se usado à noite, e também pode provocar sensibilização. Saiba mais!
19. LARANJA – composto em grande parte de limoleno (terpeno – solvente de gorduras). Indicado como digestivo, em casos de prisão de ventre (constipação intestinal), gastrite e cólicas. Na pele, atua em linhas de expressão, poros dilatados, e ressecamentos. Atua em retenção de líquidos, celulite e obesidade. Muito eficiente para tratamento emocional, em depressão, insônia, tensão nervosa, ansiedade, estresse e agitação. Saiba mais!
20. LAVANDA – um dos óleos mais versáteis e amplamente utilizados. Indicado como calmante, sedativo e hipotensor. Equilibra o Sistema Nervoso Central, atua em casos de depressão e insônia. É analgésico e anti-inflamatório, cicatrizante, regenerador das células da pele, e antisséptico. Pode ser usado em feridas, queimaduras, peles inflamadas, escaras, alergias e psoríase. Além de ser indicado para tratar distúrbios femininos: cólicas, fluxo irregular, corrimentos, leveduras e sintomas da TPM. Saiba mais!
21. LEMONGRASS – ou Capim Limão/Capim Cidreira. É indicado em caso de dores musculares, reumáticas e fibromialgia. Estimula a circulação sanguínea e linfática, atua em gordura localizada e celulite. Na pele, para oleosidade, seborreia e acne, nos cabelos para oleosidade e falta de brilho. Tem potente ação bactericida, fungicida, digestiva e repelente de insetos. Saiba mais!
22. LIMÃO SICILIANO – Ação analgésica, antiespasmódica, antiflatulenta, antisséptica, cefálica, diurética, emenagoga, estomacal, expectorante, hipotensiva, neural, sedativa, tônica, vasodilatora. Indicado para casos de ansiedade, artrite, cólica estomacal, dismenorreia, dor de cabeça, dor ou distensão muscular, entorse, estresse, fadiga, ferimento, flatulência, insônia, resfriado, reumatismo, tensão nervosa, tosse. Atenção: deve ser evitado durante a gravidez. Saiba mais!
22. LIMÃO TAHITI – devido ao alto teor de limoneno é considerado excelente solvente de gorduras. É estimulante da circulação periférica, linfática e sanguínea. Indicado para tratar varizes, celulite e retenção de líquidos. Além disso é expectorante, digestivo, antioxidante, antitumoral, depurativo e imunoestimulante. Atenção: é fotossensível, não se deve expor ao sol após o uso. Saiba mais!
23. MANDARINA VERMELHA – aroma muitíssimo agradável, cítrico adocicado. Considerado um amigo da criança, por não ter toxicidade e por auxiliar em cólicas estomacais, dificuldades de dormir. Em estética é eficaz nos cuidados da pele, como tônico, para clarear manchas e estrias, como estimulante da linfa, indicado para tratar celulite e retenção de líquidos. Saiba mais!
24. MANJERICÃO – aroma revigorante, refrescante e despertadora. Indicado para cansaço mental e insônia. Ação expectorante e antiespasmódica, acalma a tosse, resolve soluços, flatulências, vômitos e enjoos. Também indicado para dores localizadas, como antitérmico e antiespasmódico. Eficiente para tratar peles congestionadas, para clarear manchas escuras, em acnes e espinhas. Em terapia capilar atua para evitar a queda de cabelos e para devolver o brilho. Saiba mais!
25. MANJERONA – fragrância suave e calmante. Tem ação relaxante e reconfortante, indicado para insônia, ansiedade, tensão nervosa, estresse e dores de cabeça. Atua como hipotensor, antiespasmódico, digestivo, fungicida, expectorante e analgésico. Trata dores musculares e reumáticas, contusões e luxações. Em terapia capilar fortalece e auxilia no escurecimento. Se associado ao óleo de melaleuca e lavanda pode ser usado para combater escabiose. Saiba mais!
26. MELALEUCA – conhecido também como Tea Tree. Considerado multifuncional por possuir amplo espectro bactericida, fungicida, antivirótico, acaricida e antiprotozoário com baixa toxicidade. Pode ser aplicado em podologia como antimicótico; em problemas ginecológicos como fungicida; em odontologia para tratar gengivite, periodontite, inflamações, herpes e aftas. No trato respiratório como anti-inflamatório. Em estética para os cuidados da pele. Em terapia capilar para tratar caspa e seborreia. Saiba mais!
27. MIRRA – ação adstringente, anticatarral, antiflatulenta, antifúngica, anti-inflamatória, antisséptica, balsâmica, cicatrizante, curativa, emenagoga, expectorante, sedativa e tônica. Indicado para tratar artrite, diarreia, dispepsia, gripe, inflamação na garganta, resfriado, tosse, laringite, pé de atleta. Em estética, para pele rachada pelo frio retardamento de envelhecimento cutâneo. Saiba mais
28. OLÍBANO – substância bastante valorizada na antiguidade, usado em rituais religiosos. Ação anti-inflamatória e imunoestimulante (incrementa a capacidade de defesa), cicatrizante, bactericida de fungicida. Potente atuação no trato respiratório em casos de: bronquite, asma, catarro. Também age como tranquilizante para o sistema nervoso. Em estética como preventivo de rugas. Saiba mais!
29. ORÉGANO – potente bactericida, fungicida e antivirótico. Ação analgésica e anti-inflamatória. Indicado para dores musculares, articulares, para cólicas menstruais e doenças do trato respiratório. Também age como repelente de insetos. Em estética atua como anti-inflamatório, cicatrizante de feridas, acnes e espinhas. Saiba mais!
30. PALMAROSA – gramínia semelhante a citronela, o capim-limão e o vetiver. Tem alto teor de geraniol, potente antimicrobiano, anti-infeccioso, anti-helmíntico, repelente de insetos e carrapaticida. Pode ser usado como desodorante natural já que reduz a transpiração nos pés e nas axilas. Em estética beneficia a pele, equilibra a produção sebácea, regenera as células e ameniza cicatrizes, queloides, eczemas, infecções e rachaduras. Saiba mais!
31. PATCHOULI – aroma de terra molhada, ou de madeira, muito usado em perfumaria masculina. Ação anti-inflamatória, indicado para tratar feridas, picadas de insetos, acnes, alergias, dermatites, seborreia, psoríase. Age como descongestionante venoso, linfático e prostático, como fungicida, cicatrizante, imunoestimulante e afrodisíaco. No sistema nervoso, atua contra a depressão, alterações de humor, tensão e exaustão. Saiba mais!
32. PAU ROSA – ação analgésica, antisséptica, cefálica, regeneradora e tônica. Considerado afrodisíaco. Indicado para tratar acne, dor de cabeça, escoriações, gripe, resfriado, fadiga, frigidez e tensão nervosa. Em estética para evitar rugas, pode ser usado em todos os tipos de pele. Atenção: a produção desse óleo, sem controle e fiscalização, contribui para o desmatamento da floresta tropical. Saiba mais!
33. PETIGRAIN – extraído das folhas da laranjeira amarga. Ação refrescante e revigorante, anti-infeccioso, anti-inflamatório, calmante, sedativo, digestivo, imunoestimulante, redutor de espasmos musculares e digestivos. Em estética é excelente para os cuidados com a pele e com os cabelos, indicado para clarear manchas de espinhas, irritação, vermelhidão da pele e estrias. Saiba mais!
34. SÁLVIA ESCLAREIA – aroma doce e relaxante. Indicado para distúrbios femininos, como TPM e menopausa, auxilia no equilíbrio hormonal, regula o fluxo menstrual, reduz cólicas, calores decorrentes da menopausa, mudanças de humor, depressão, irritabilidade e ansiedade. É hipotensor, tônico para o sistema nervoso, digestivo, anti-inflamatório. Além disso, é antisséptico, diminui a sudorese e os odores corporais. Saiba mais!
35. SÂNDALO – intensamente perfumado, aroma suave e duradouro, considerado afrodisíaco. Muito indicado devido a eficiência em distúrbios emocionais: estresse, tensão, insônia. Indicado também para problemas no trato respiratório, em especial para crianças, por sua suavidade e baixa toxicidade. Em estética como preventivo de rugas, como antioxidante, anti-inflamatório e regenerador da pele. Saiba mais!
36. TANGERINA – assim como o Mandarina Vermelha, é considerado amigo da criança. Auxilia em casos de insônia, agitação e estresse. É tônico digestivo, indicado para cólicas e constipação intestinal. Em estética, clareia estrias e marcas, atua no sistema linfático, promove drenagem, auxilia no tratamento de celulite. Saiba mais!
37. TOMILHO – o termo significa força e coragem. Age como expectorante e antitussígeno. Auxilia em casos de bronquite, sinusite, pneumonia e irritação de garganta. Pode ser usado como enxaguante bucal, em casos de aftas, gengivites e periodontites. Ação antimicótica, bactericida e anti-inflamatória. Estimulante da circulação, do sistema nervoso em casos de fadiga mental, do sistema imunológico e como potente antioxidante. Em terapia capilar fortalece a raiz dos cabelos e ativa o crescimento. Saiba mais!
38. VETIVER – extraído de raízes muito aromáticas. Potente anti-inflamatório e analgésico, indicado em casos de artrite, artrose, dores e rigidez muscular, tendinite, bursite e problemas na coluna. É tônico para o sistema nervoso, estimulante da circulação, em gônadas. Conhecido como afrodisíaco. Em estética auxilia em tratamentos para clarear manchas escuras e combater o ressecamento e as linhas de expressão. Saiba mais!
39. YLANG YLANG – flor intensamente perfumada, nativa das Filipinas e Indonésia. Considerado afrodisíaco. Atua em casos de impotência e frigidez. No sistema nervoso para tratar depressão, estresse, ansiedade e irritabilidade. É hipotensor. Em estética nos cuidados com a pele, como anti-inflamatório e cicatrizante, em acnes, seborreia e equilíbrio das glândulas sebáceas. Saiba mais!
40. ZIMBRO – Ação adstringente, antirreumática, antisséptica, calmante, depurativa, desintoxicante, diurética, emenagoga, estimulante linfática, neural rubefaciante, sudorífera, tônica. Indicado para casos de acne, distúrbios menstruais, ansiedade, cistite, lombalgia, estresse, gota, gripe, resfriado, reumatismo e retenção de líquidos. Atenção: deve ser evitado durante a gravidez, e casos de doenças renais, pode ser irritante, portanto deve ser usado em baixas concentrações. Tem curto prazo de validade. Saiba mais!
ÓLEOS VEGETAIS
Os Óleos Vegetais, também conhecidos como óleos carreadores, são óleos gordurosos, não voláteis, grãos, nozes, frutas ou raízes. Fotnte de proteínas, vitaminas e sais minerais, com alto poder umectante e antioxidante. Agem como veículos para a diluição de óleos essenciais, para que assim possam ser aplicados no corpo.
1. ABACATE – óleo extravirgem, de coloração esverdeada. Rico em vitaminas A, D, E e polifenóis. É antioxidante, evita o envelhecimento precoce, atua em rugas, é cicatrizante, indicado para psoríase, ressecamento de pele, dermatite, feridas e escaras. Em terapia capilar, fortalece, confere brilho, atua como anti-frizz e como potente hidratante. Saiba mais!
2. AMÊNDOA-DOCE – óleo fino e sem cheiro. Indicado para alergias de pele. Bastante rico em ácidos graxos insaturados, portanto indicado para tratar ressecamento de pele e de cabelos, irritação e coceira da pele, estrias e em fragilidade de unhas. Saiba mais!
3.ANDIROBA – óleo extravirgem, rico em polifenóis e andirobina. Ação anti-inflamatória e analgésica. Indicado em casos de dores reumáticas, musculares. Promove drenagem , resolve inchaços e edemas. Também indicado para problemas no trato respiratório, em casos de pneumonia, bronquite, sinusite e laringite. Em estética, previne e trata celulite, descamações, dermatites, inflamações da pele. Em terapia capilar devolve brilho e combate escabiose. É repelente natural de insetos. Saiba mais!
4.ARGAN – em terapia capilar, para fragilidade capilar, falta de brilho, desnutrição, ressecamento, pontas duplas, frizz e cabelos danificados por produtos químicos. Nas unhas, reestrutura e endurece. Na pele, atua preventivamente contra ressecamento, rugas, dermatite, flacidez e envelhecimento. Saiba mais!
5.ARNICA – extraído a partir da maceração das flores em óleo de girassol. É anti-inflamatório e analgésico, para casos de contusões, cansaço muscular, hematomas, inchaços, torções e dores reumáticas. É estimulante da circulação dos vasos periféricos. Saiba mais!
6.BURITI – óleo extravirgem, de coloração avermelhada, rico em vitamina A, ácido oleico, palmítio, e em especial em betacaroteno. Potente antioxidante, renova as células, é cicatrizante, atua em alergias e picadas de insetos. Em terapia capilar devolve a luminosidade aos cabelos claros e prolonga a cor em cabelos tingidos. Saiba mais!
7.CALÊNDULA – extraído a partir da maceração das flores em óleo de girassol. Ação anti-inflamatória e antialérgica. Contém ácido salicílico e ácido málico. Atua na regeneração da pele, em lesões, queimaduras, alergias, brotoejas, assaduras, dermatites e rachaduras nos bicos dos seios. Saiba mais!
8.CAMOMILA ALEMÃ – extraído a partir da maceração das flores em óleo de girassol. Ação anti-inflamatória e antialérgica. Indicado para tratar: assaduras, picadas de insetos, eczemas, coceiras, brotoejas, queimaduras, dermatites. Em terapia capilar devolve luminosidade as cabelos claros. Saiba mais!
9. CASTANHA DO PARÁ – óleo extravirgem, contém Ômegas 6 e 9, ácido palmítio, esqualeno, vitaminas A e E. Ação antioxidante e anti-inflamatória. Em estética atua em casos de flacidez, ressecamento, envelhecimento cutâneo, rugas e em estrias. Em terapia capilar, age como hidratante, fortalece e devolve o brilho e a luminosidade aos cabelos escuros. Saiba mais!
10.CÔCO BABAÇU – gordura vegetal, solidifica-se abaixo de 24 º C, possui ácido láurico, caprílico, mirístico (ácido graxos da cadeia saturada) e vitamina E. Facilmente absorvido pela pele e cabelos. Previne rugas e estrias. Ingerido, atua como imunoestimulante, diminui o apetite e a compulsão por açúcar. Saiba mais!
11.COPAÍBA – bálsamo, rico em beta-cariofileno, humoleno, germacremo d, ácidocopálico; propriedades anti-inflamatórias e antibióticas. Indicado para tratar sinusite, garganta inflamada, bronquite, rinite, gripes e otite. Inibe a proliferação de bactérias causadoras de cáries, promove assepcia bucal. Em estética, combate acne, espinhas, oleosidade e melhora a elasticidade da pele. Em terapia capilar, combate oleosidade, a queda, caspa e seborreia, fortalece e renova o brilho. Saiba mais!
12.GERGELIM – óleo extravirgem, muito utilizado na terapia OIL PULLING (técnica indiana que promete melhorar a saúde bucal e para desintoxicar o corpo); combate as bactérias da boca. Em estética, auxilia no clareamento de manchas escuras, hidrata e nutre a pele e os cabelos. Melhora a elasticidade da pele. Saiba mais!
13. GERME DE TRIGO – rico em Ômegas 6 e 9, e em vitamina E. Eficiente hidrantante e umectante para a pele e para os cabelos. Ação cicatrizante e anti-irritante, para peles ásperas e rachadas. Estimula a regeneração e hidrata profundamente. Além disso, fortalece unhas. Em terapia capilar devolve brilho e maciez aos cabelos. Saiba mais!
14.GIRASSOL – óleo extravirgem, muito utilizado na terapia OIL PULLING (técnica indiana que promete melhorar a saúde bucal e para desintoxicar o corpo); combate as bactérias da boca. Ação emoliente, hidratante e nutritiva para a pele e para os cabelos. Indicado para peles sensíveis e delicadas. Atua em cicatrização, para tratar escaras, esfoladuras e feridas. Saiba mais!
15.JOJOBA – cera líquida, bastante resistente à oxidação. Produz emoliência seca, não deixa a pele e nem os cabelos pegajosos. É rapidamente absorvido. Melhora a elasticidade da pele e reduz linhas de expressão. Em terapia capilar, facilita o desembaraço e confere aspecto aveludado, macio e brilhante. Intensifica a queratinização e promove regeneração. Saiba mais!
16.PRACAXI – óleo extravirgem, rico em ácido behênico. Ação bactericida, fungicida, antivirótico e cicatrizante. Indicado para casos de úlceras, escaras, picadas de insetos, erisipela, psoríase, estrias, cicatrização no pós-parto e em manchas da gravidez. Em terapia capilar atua como condicionante natural. Saiba mais!
17. ROSA MOSQUETA – óleo extravirgem, prensado a frio, extraído do fruto da semente da rosa mosqueta, de coloração avermelhada, rico em vitamina A e E. É potente regenerador celular, atua na prevenção e tratamento de rugas e linhas de expressão, na síntese de colágeno e elastina. Além disso, ameniza manchas de sol e melasmas, cicatrizes, quelóides, olheiras, estrias e clareia a pele das axilas e virilha. Saiba mais!
18. SEMENTE DE UVA – óleo de textura fina, que facilita a permeação rápida na pele, sem cheiro, de cor esverdeada, rico em vitamina E. Muito eficiente para retardar o envelhecimento da pele. Inibe a formação de radicais livres e aumenta a resistência das fibras do colágeno. Ação antioxidante, antibacteriana e anti-inflamatória. Saiba mais!
Modos de Uso
- Inalação: A inalação de óleos essenciais pode ser feita de diversas formas:
- Difusores: Dispositivos que dispersam os óleos no ambiente, proporcionando um efeito aromático contínuo.
- Inalação Direta: A técnica envolve a inalação do aroma diretamente de um frasco ou a utilização de um lenço embebido em óleo essencial.
- Massagem: Os óleos essenciais podem ser diluídos em óleos vegetais (como óleo de amêndoas ou jojoba) e utilizados em massagem. Essa técnica não apenas promove a absorção dos compostos ativos pela pele, mas também potencializa o efeito relaxante e analgésico.
- Banhos: A adição de óleos essenciais à água do banho pode proporcionar relaxamento e benefícios terapêuticos. Recomenda-se diluir os óleos em um óleo base ou leite para evitar irritações cutâneas.
- Compressas: Compressas quentes ou frias podem ser impregnadas com óleos essenciais para tratar dores localizadas ou inflamações.
- Ingestão: Alguns óleos essenciais, como o de hortelã-pimenta ou o de limão, podem ser utilizados em pequenas quantidades em bebidas ou alimentos. No entanto, essa prática deve ser supervisionada por profissional qualificado.
Cuidados
- Diluição: Os óleos essenciais são altamente concentrados e devem ser diluídos em um veículo apropriado antes da aplicação tópica. A concentração geralmente recomendada é de 1-3% para uso em adultos.
- Teste de Sensibilidade: Realizar um teste em uma pequena área da pele para verificar possíveis reações alérgicas é fundamental antes da aplicação.
- Armazenamento: Os óleos essenciais devem ser armazenados em recipientes escuros e em locais frescos para preservar suas propriedades.
Contraindicações
- Gravidez e Lactação: Algumas substâncias podem ser contraindicadas. É essencial consultar um profissional de saúde antes de utilizar óleos essenciais durante a gravidez ou lactação.
- Condições de Saúde: Pessoas com doenças autoimunes, epilepsia ou problemas de fígado devem evitar certas essências, como alecrim e sálvia.
- Alergias e Sensibilidades: Indivíduos com histórico de reações alérgicas a plantas ou óleos essenciais devem proceder com cautela.
Considerações Finais
A aromaterapia é prática complementar que pode oferecer benefícios significativos à saúde e ao bem-estar. Contudo, sua utilização deve ser guiada por conhecimentos adequados e, preferencialmente, sob a supervisão de profissionais qualificados. A personalização do tratamento, considerando as necessidades individuais e condições de saúde, é essencial para maximizar os efeitos terapêuticos e garantir a segurança do uso.
Importante: apesar de ser considerada alternativa segura e eficaz, a aromaterapia não deve substituir o tratamento médico.
Compartilhe bem estar!
Onde comprar? LOJA SHEN
Fonte: Instituto Shen