Por Susilaine Moraes Aquino
O Antimonium crudum é substância medicamentosa homeopática que é derivada do mineral antimônio e é usada na prática homeopática para tratar variedade de condições de saúde. Em linguagem técnica, o Antimonium crudum é preparado através de processo de potenciação ou dinamização, no qual pequenas quantidades da substância original são diluídas repetidamente em água ou álcool e agitadas vigorosamente. Esse processo de diluição e agitação é repetido várias vezes, e resulta em altas diluições, muitas vezes expressas em escalas como centesimais (CH) ou decimal (DH).
Na homeopatia, acredita-se que quanto mais diluída a substância, maior é o seu potencial de cura, de acordo com o princípio da “lei dos semelhantes”, que é base fundamental dessa prática terapêutica. Portanto, o Antimonium crudum altamente diluído é usado para tratar condições em que os sintomas do paciente se assemelham aos que seriam causados pelo uso não diluído do antimônio.
As indicações clínicas para o Antimonium crudum na homeopatia incluem distúrbios digestivos, como indigestão, vômitos, diarreia, bem como condições de pele, como erupções cutâneas e verrugas. A escolha do medicamento e da dosagem específicos é feita por homeopata com base na avaliação dos sintomas individuais do paciente, de acordo com os princípios da homeopatia.
É fundamental discutir qualquer tratamento homeopático com profissional de saúde licenciado e manter a orientação e supervisão adequadas ao usar Antimonium crudum ou qualquer outro medicamento homeopático.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LATHOUD, J.A. Estudos de Matéria Médica Homeopática, 3ª ed. São Paulo: Editora Organon, 2021.
RIBEIRO FILHO, Ariovaldo. Repertório de Homeopatia, 2ª ed. 4ª reimpressão. São Paulo: Editora Organon, 2022.
HOMEOBRAS – Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ciência da Homeopatia.
FAVILLA, José Paulo – SIHORE MAX V7.0 – Sistema de Homeopatia Repertorial.