Instituto Shen

Novembro Azul

Campanha de Conscientização

O Novembro Azul é campanha realizada por diversas entidades sociais a fim de conscientizar os homens sobre a importância do combate ao câncer de próstata e tem por objetivo alertar a todos sobre a importância de realizar diagnóstico precoce.

Além disso, a campanha pretende quebrar tabus, principalmente em razão da realização do exame clínico (toque retal). Por isso, muitos evitam procurar o urologista, o que faz com que o diagnóstico seja realizado tardiamente.

Como parte da campanha Novembro Azul, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lançou neste mês o programa Território Inclusivo do Homem, com ações voltadas a prevenção, promoção da saúde e autocuidado para a melhoria da qualidade de vida dos homens com deficiência.

São oferecidas orientações para prevenção do câncer de próstata, triagem odontológica com enfoque preventivo ao câncer de boca, atualização de vacinas e do cadastro no Sistema de Gestão Ambulatorial de Saúde (SIGA).

Também são oferecidos serviços de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs), orientações para modificações de estilos de vida com hábitos saudáveis, solicitação de exames laboratoriais de rotina e outros relacionados a doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes. Os cidadãos também poderão aferir a pressão arterial e as medidas corporais, além de realizar testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como Aids.

As ações serão realizadas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros Especializados em Reabilitação (CERs), por meio de equipes multiprofissionais de atendimento domiciliar, Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), Rede Hora Certa, Centros de Convivência e Cooperativa (CECCOs) e Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSIs).

Faça sua parte. Cuide-se!

Leave a Comment