Instituto Shen

COSMETOTERAPIA

A manutenção da estética requer a melhor condição de saúde integral. Para tanto, é necessário: garantir o fornecimento de precursores biológicos, catalisar as reações vitais; deter os radicais livres, manter a hidratação, modular a microbiota, reestruturar o tecido disfuncional.

A cosmetologia estuda as características da pele saudável, a fim de criar a melhor formulação de modo personalizado, tanto para o gerenciamento quanto para o tratamento estético.

Segundo a Prof.a Dr.a Priscila Fernanda Campos de Menezes (Farmacêutica Bioquímica, Esteta, Cosmetóloga, PHD em Química, Pós-Doctor em Fototerapia e Terapia Fotodinâmica, Pesquisadora e Docente), alguns ativos se destacam, com relevância, quando se busca reverter as disfunções estéticas. São eles: vitamina C e derivados estabilizados; o ácido hialurônico; os silanóis; os fatores de crescimento; os peptídeos; e os probióticos e prebióticos.

Ácido Hialurônico

O ácido hialurônico, produzido naturalmente pelo organismo jovem e saudável, é o que mantém a hidratação da pele já que tem alta afinidade com a água. Sua aplicação tópica gera na epiderme um filme hidratante que evita a perder a água do tecido, o que garante a homogeneidade e a beleza da pele.

Fatores de Crescimento

Os fatores de crescimento são proteínas produzidas naturalmente pelas células – as citocinas – as quais repercutem a comunicação celular, e assim regulam as vias de sinalização celular. São responsáveis por regular o metabolismo celular:  a divisão, a proliferação, a migração, a diferenciação celular e a síntese proteica, especialmente em fibroblastos e queracinócitos. A aplicação tópica dos fatores de crescimento estimula a produção de diferentes biomoléculas que compõem a matriz extracelular tais como o colágeno, a elastina e as glicosaminoglicanas, como o ácido hialurônico.

Assim, são efetivos para garantir a melhor condição para o reparo tecidual e o processo de cicatrização.

Probióticos

Os probióticos são organismos vivos tais como suplementos alimentares, ricos em microorganismos vivos, que atuam no equilíbrio microbiano do trato intestinal.

Prebióticos

Os prebióticos são componentes alimentares não digeríveis que alimentam as bactérias probióticas e, por consequência, conseguem beneficiar o seu hospedeiro já que atuam na recuperação da proteção imunológica cutânea.

A manutenção do equilíbrio da microbiota é muito importante. Sem esse relativo equilíbrio, há aumento da flora patogênica, o que poderá causar disfunções tais como: flacidez tissular, acne, rosácea, melasma, rugas, hipercromias, entre outras disfunções decorrentes da deficiência no metabolismo mineral (falha na absorção de cálcio, magnésio, ferro, cobre e zinco).

Silanóis

Os silanóis são ativos cosméticos compostos por silícios orgânicos (essenciais para a síntese das fibras de colágeno e de elastina, além de atuar na estrutura dérmica).

Promovem a normalização da bioatividade, desaceleram o processo de envelhecimento, e agem como antioxidante, hidratante, resolvem a retenção hídrica, restauram a imunidade cutânea, e na regeneração celular.

Bioengenharia Dermocosmética Avançada

Conheça a Linha de Dermocosméticos produzidos com toda a experiência clínica, o conhecimento científico e a competência técnica da Dr.a Priscila Menezes.

Acesse o link: PM Cosméticos & Estética

Harmonia: da essência à aparência!

Instituto Shen

Leave a Comment